10 #hashtags que todo professor deve acompanhar - PORVIR
Crédito: chingers7 / Flickr

Como Inovar

10 #hashtags que todo professor deve acompanhar

Ficar atento às palavras-chave mais sugeridas nas redes sociais pode ajudar docente a usar tablets na escola

por Davi Lira ilustração relógio 12 de setembro de 2013

Com a chegada dos tablets nas mãos de professores de todo o Brasil, quer seja via programas educacionais públicos quer por aquisição própria, novos desafios surgem diante de grande parte desses docentes: como usar esses aparelhinhos no dia a dia da sala de aula? Ou ainda: será que eles podem ajudar também no planejamento das aulas e na capacitação dos educadores? Mesmo cientes da crescente presença dos tablets no cotidiano da sociedade e, especialmente no dos alunos, muitos professores ainda têm receio em se apropriar das capacidades do equipamento. Então, para ajudar os professores interessados em entrar no universo dos tablets e no mundo dos aplicativos educacionais, o Porvir resolveu mapear 10 hashtags que podem ser buscadas tanto no Twitter quanto no Facebook.

Elas trazem recomendações que facilitam o uso dos tablets por educadores, com sugestões de como usar aplicativos para tablets e até notícias sobre o uso dessa tecnologia na sala de aula. E o melhor, muitas das indicações são feitas por outros professores, alunos e internautas interessados no uso de aplicativos para o ensino.

Em tempo: se você, professor, ainda não está familiarizado com o termo hashtags, não tem problema. As hashtags, simbolizadas por #, acompanham palavras ou expressões que resumem o tema do tuíte ou do post. Assim, se um professor coloca uma dica de como usar um aplicativo em sala de aula, ele pode usar as hashtags #app e #educação. Qualquer usuário que clicar nessas hashtags verá a lista de todos os posts que a utilizaram. Isso permite que os educadores possam buscar o que seus colegas andam falando sobre o assunto.

Confira lista com algumas das principais hashtags que vão ajudar os docentes a otimizar o uso do tablet:

Dicas de internautas brasileiros

1. #app #educação
Ao digitar as duas hashtags no mesmo campo de busca do Twitter, o internauta vai ter acesso a uma série de links postados por empresas que desenvolvem aplicativos como a Qranio , além de recomendações de aplicativos para aprender inglês ou até conhecer o novo canal de educação desenvolvido pelo Google e voltado para educadores.

2. #apps #educação
Pode até parecer a mesma busca da primeira dica, mas não é. Essa pequena diferença de grafia faz com que a busca traga resultados bem diferentes. Essas duas hashtags, que são bem populares, remetem a aplicativos desenvolvidos para o uso na educação. Não faltarão recomendações de apps voltados exclusivamente para quem é professor nem dicas de leituras de publicações que debatem o uso da tecnologia na sala de aula.

3. #apple #educação
Focando os aplicativos desenvolvidos para equipamentos produzidos pela Apple, ao buscar por essas hashtags, o internauta poderá, por exemplo, ficar por dentro dos apps mais populares presentes na loja virtual da empresa que produz o iPad. Muitos são gratuitos.

4. #ipad #educação
Além de encontrar dicas de aplicativos, os professores que forem atrás dessas palavras-chave virtuais encontrarão uma série de sugestões de notícias e até um link para baixar gratuitamente a enciclopédia britânica.

Dicas de internautas estrangeiros

5. #eduapps
Para os professores que querem estar mais conectados com os aplicativos mais recomendados por internautas de todo mundo, essa hashtag traz muitas sugestões interessanes. Não faltarão recomendações de apps para estimular o professor a ser um designer do currículo. (Não sabe o que é essa função? Leia mais aqui)

6. #edapps
Com ela o professor pode encontrar, por exemplo, uma sugestão de ferramenta para a prática de gramática em inglês ou outra para consultar o dicionário Oxford.

7. #edapp
Quase similar à anterior, ao acessar os posts que incluíram essa hashtag, o professor pode dar de cara com recomendações que vão de informações sobre o que viria a ser a sala de aula invertida a aplicativos que ajudam o docente a entender a importância do processo criativo na educação.

8. #ipadedu
Focado em sugestões que envolvem o uso, especificamente, do iPad na educação, por meio dessa hashtag, não vai ser difícil de encontrar uma série de dicas que auxiliam os docentes a otimizar o uso da ferramenta na sala.

9. #kidsapps
Voltado para recomendações de apps para crianças, pela hashtag é possível encontrar sugestões de aplicativos que envolvem de games a aviação.

10. #ipadchat
Por fim, utilizando essa palavra-chave na caixa de busca do Facebook ou do Twitter, o professor pode ter acesso às principais ferramentas presentes no próprio iPad.

Com informações do Educational Technology and Mobile Learning


TAGS

aplicativos, dispositivos móveis, redes sociais, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x