10 sites gratuitos para aprender idiomas - PORVIR
crédito pressmaster / Fotolia.com

Como Inovar

10 sites gratuitos para aprender idiomas

Confira lista de sites para praticar sozinho ou com outros usuários idiomas como russo, polonês e os clássicos inglês e espanhol

por Vagner de Alencar ilustração relógio 21 de novembro de 2012

Na semana passada, o Porvir escreveu uma matéria que aborda o programa de intercâmbio Ganhe o Mundo, que está levando estudantes de escolas públicas de Pernambuco para o exterior, para aprenderam uma segunda língua. Muitas vezes, os estudantes brasileiros têm oportunidades de bolsas que acabam não preenchidas pela falta de fluência em outro idioma. Com isso na cabeça, resolvemos então preparar uma lista de dez sites gratuitos brasileiros e internacionais que abrigam diferentes cursos de idiomas que vão do mandarim ao polonês. Confira:

Leia mais:

Especial Personalização do Ensino: como colocar o aluno no centro
Especial Tecnologia na Educação: Experiências para transformar a maneira como se ensina e aprende
Especial Socioemocionais: Como desenvolver as competências para o século 21
Inoveedu: As escolas e programas mais inovadores do mundo

Colingo

O site é ideal para quem quer aprender inglês com americanos nativos. As aulas acontecem através do Hangout, videoconferência do Google, que ajuda  a praticar a fala e compreensão auditiva. Para quem não tiver um microfone, for tímido ou quiser apenas ouvir, é possível ainda assistir a transmissão ao vivo das aulas ou acompanhá-las depois pelo YouTube. Para acessar a plataforma é preciso ter cadastro no Facebook e as aulas acontecem por meio de convites dos administradores.

Busuu

No site, as pessoas podem criar o próprio perfil ou fazer o login via Facebook. É possível aprender até 12 idiomas como alemão, francês, espanhol. São 18 milhões de pessoas cadastradas na plataforma. Há recursos como vocabulários, diálogos, gravador de voz, podcasts e revisão. O acesso à conta básica é gratuito e o novo usuário tem à disposição sete dias para usar os serviços premium, depois disso, o premium passa a ser pago.

Forvo

É considerado um dos maiores guias de pronúncias do mundo. A plataforma é perfeita para quem tem curiosidade de saber como se pronuncia uma determinada palavra. Além disso, pode ajudar outros usuários gravando pronúncias de seu próprio idioma. Há diferentes línguas como russo, tártaro (língua falada por mais de 5 milhões de pessoas na República do Tartaristão, na Rússia). Há 300 mil pessoas cadastradas e na plataforma é possível ainda saber quantos usuários estão on-line.

Livemocha

Nesta plataforma, as pessoas podem tanto aprender quanto ensinar um outro idioma pra alguém, sem pagar nada. Os usuários vão ganhando créditos tanto corrigindo atividades ou dando dicas, que podem ser convertidos para acessos a áreas premium do site, que são normalmente pagas. Há mais de 6 milhões de membros em todo o mundo e é considerada a maior comunidade on-line de aprendizado de outros idiomas.

Memrise

A plataforma é voltada a pessoas que já têm algum conhecimento em um determinado idioma e querem ampliar o vocabulário. São 220 línguas disponíveis. É também considerada ideal para os professores que querem desenvolver, a longo prazo, a aprendizagem de seus alunos, pois o site oferece recursos em que os alunos podem aprender o idioma, por exemplo, a partir da cultura geral com imagens ou músicas de um país específico. O estudante também pode acompanhar o rendimentos dos cursos que realiza.

Weblínguas

Neste site brasileiro, os usuários podem aprender até quatro línguas diferentes: português, inglês, espanhol e francês. Na plataforma, é possível estudar a partir de textos que trabalham situações do cotidiano como o café da manhã, a hora almoço, uma hospedagem no hotel, entre outras. Além disso, os estudantes podem aprender como pronunciar as palavras, realizar testes e acompanhar o rendimento de suas aulas.

Your Language Exchange

Este site permite que estudantes se conectem diretamente com outros usuários  nativos para aprender um novo idioma. O diferencial desta plataforma é que reúne outros recursos como dicionários, planos de aulas e recursos em áudio. Há também jogo de palavras em cada língua, para que os estudantes aprendam expressões formando palavras. São cerca de 1 milhão de membros cadastrados em 133 países, falantes de 115 línguas distintas.

The Mixxer

Esta plataforma também conecta estudantes com usuários de outras partes do mundo. Nele, a interação acontece via Skype e o objetivo é que se tornem tanto alunos quanto professores de sua própria língua. Para acessar à conta, é preciso criar um perfil simples, marcar o idioma de origem e selecionar a língua que quer aprender e ter a sorte de encontrar alguém on-line querendo conversar.

BBC Languages

A plataforma oferece uma área exclusiva com inúmeros recursos como vídeos, áudios, textos, vocabulário, pronunciação, gramática e testes. É possível aprender até 40 línguas como os tradicionais inglês e espanhol até mesmo suíço e polonês.

My Happy Planet 

Esta também é outra opção que conecta estudantes de uma língua com seus nativos. Os usuários precisam criar uma conta, selecionar seu idioma e escolher o país em que pretende encontrar um nativo para aprender uma nova língua. Eles têm acesso a chats, vídeos e exercícios.


Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

78 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
78
0
É a sua vez de comentar!x