6 filmes da Netflix para aprender e ensinar história - PORVIR
Crédito: sergeka / Fotolia.com

Inovações em Educação

6 filmes da Netflix para aprender e ensinar história

Obras ajudam a entender momentos históricos, como o período da escravidão, a Segunda Guerra Mundial e a Intentona Comunista durante o período Vargas

por Redação ilustração relógio 8 de julho de 2016

Assistir a filmes pode ser mais do que um simples passatempo. As obras audiovisuais também são recursos úteis para compreender diferentes momentos históricos. Aprender sobre a segunda guerra mundial ou um período importante da história nacional pode ser mais simples ao acompanhar uma narrativa com personagens, cenários, músicas e diálogos. Pensando nisso, o Porvir separou uma lista de filmes disponíveis na plataforma Netflix que ajudam a aprender e ensinar história. Confira:

Olga

O filme é baseado na vida de Olga Benário Prestes, uma judia nascida na Alemanha. Ao lado do brasileiro Luís Carlos Prestes, que se tornaria seu marido, ela viajou ao Brasil para apoiar o Partido Comunista Brasileiro. A história retrata o período conhecido como Intentona Comunista (1935), quando a Aliança Nacional Libertadora se levantou contra o governo Vargas.

olga2

Duração: 1h 38min
Classificação: 14 anos

Amistad

A bordo do navio negreiro Amistad, dezenas de escravos se libertam e assumem o comando da embarcação. Com o desejo de retornar para a África, eles precisam contar com a ajuda de dois tripulantes espanhóis sobreviventes. No entanto, eles são enganados pelos comandantes do barco e capturados por escravocratas norte-americanos. O filme ajuda a entender sobre como era a captura e o transporte de escravos africanos, como também fala sobre as primeiras medidas para abolição da escravidão na América do Norte.

amistad

Duração: 2h 34min
Classificação: Livre

A Lista de Schindler

A obra narra a história do empresário alemão Oskar Schindler, que salva a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto. Para manter seus trabalhadores vivos, ele gasta quase toda a sua fortuna subornando oficiais nazistas. Durante o filme é possível compreender mais sobre o período da Segunda Guerra Mundial.

lista

Duração: 3h 15min
Classificação: 14 anos

Hotel Ruanda

Hotel Ruanda narra as consequências de uma guerra civil no país africano, entre as etnias tutsi e hutus. A batalha ficou conhecida como Genocídio da Ruanda e começou depois que o presidente do país foi morto em um atentado. O conflito é iniciado por hutus, a maioria do país, que começam a matar milhares de tutsis. A história gira em torno de um administrador de hotel, da etnia hutu, que usa o prédio para abrigar mais de mil pessoas, todas tutsis, assim como sua esposa.

hotel

Duração: 2 horas
Classificação: 14 anos

Diamante de Sangue

Diamante de Sangue também se passa na África, em Serra Leoa. Na década de 90, o governo do país está em guerra contra o grupo Força Unida Revolucionária (FUR). O filme mostra a história de dois personagens africanos com trajetórias opostas. De um lado, Mende é um pescador negro capturado pela FUR para trabalhar em um campo de mineração de diamantes. Do outro, Danny é um ex-mercenário branco, preso por contrabandear diamantes. O destino dos dois se cruza quando Danny descobre que Mende encontrou e escondeu um raro diamante rosa.

diamante

Duração: 2h e 23 minutos
Classificação: 16 anos

Bom Dia, Vietnã

Para aliviar um pouco, o filme Bom dia, Vietnã é uma comédia, ainda que dramática. Na década de 60, o personagem principal, interpretado por Robin Williams, vai para o Vietnã para trabalhar como DJ em uma rádio comandada pelo governo norte-americano. Ele trabalha com bom humor, faz piadas no ar e toca músicas que não tinham sido aprovadas por seus superiores, o que agrada os soldados.

bom dia

Duração: 2h
Classificação: Livre

* Filmes disponíveis no catálogo em julho de 2016


TAGS

cinema, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x