Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Inovações em Educação

Site disponibiliza 700 videoaulas de matemática

QMágico oferece aulas para ensino básico dadas por melhores alunos das universidades do país

por Patrícia Gomes 18 de maio de 2012

Primeiro, Salman Khan revolucionou o ensino com o suas aulas no Youtube. Depois, o MIT se uniu ao seu ex-aluno ilustre para também produzir vídeos educativos curtos voltados para melhorar a educação básica dos EUA. Agora, é a vez Brasil aderir ao movimento de olho na melhoria do ensino. A startup QMágico lançou, na Feira Educar Educador, sua plataforma com 700 vídeos de matemática gratuitos, que têm entre 7 e 12 minutos de duração, endereçados a alunos dos ensinos fundamental e médio.

O site foi idealizado pelo cearense Thiago Feijão, 22, aluno de engenharia mecânica no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). A ideia nasceu, conta o jovem, quando ele dava aulas para população de baixa renda em três ONGs, duas delas criadas por ele mesmo, em São José dos Campos. “Quando entrei no ITA, em 2008, eu decidi trabalhar com educação para fazer com que outras pessoas pudessem ter a oportunidade que eu tive”, diz Feijão, que ficava incomodado por não conseguir atender nem de longe a todos os estudantes que queriam assistir às aulas que as organizações ofereciam.

crédito: Uwe Annas / Fotolia.comQMágico é lançado hoje

“Eu me perguntava: como eu faço uma coisa que seja escalável e sustentável financeiramente? Como replicar o que a gente faz aqui [nas ONGs] para o Brasil inteiro? Aí surgiu o QMágico”, diz. O click veio em um sábado, em março do ano passado, e já na quinta-feira seguinte ele e alguns colegas disponibilizaram uma primeira versão, bem simples, para as ONGs. “Vimos que os professores gostavam e que os alunos gostavam, então resolvemos expandir.”

De março para cá, a plataforma foi sendo aperfeiçoada e, a partir de agora, os vídeos de matemática ficarão disponíveis para os alunos. Pelo site, será possível assistir a vídeos escolhendo por série – do 1o ano do ensino fundamental ao pré-vestibular – ou por tema – geometria, álgebra, funções e análises combinatórias, por exemplo. As imagens mostram sempre uma lousa ou um caderno sendo preenchidos com conteúdo enquanto uma voz ao fundo dá explicações. Também estão disponíveis exercícios e testes sobre os temas oferecidos.

Um dos serviços é um pacote de treinamento para professores e instituições com orientações para o uso das tecnologias em sala de aula – a adaptação ao blended learning

Os donos das vozes são, na maioria das vezes, estudantes das melhores universidades do país que receberam bolsa para ensinar determinado assunto a crianças e jovens ou professores das ONGs lideradas por Feijão. “Nós os convidamos para fazer os vídeos e ensinamos o padrão. Temos um cronograma de desenvolvimento e já oferecemos toda a matemática de ensino básico bem estruturada, então o professor consegue encaixar os vídeos no currículo”, afirma o estudante, que prepara a oferta de vídeos de língua portuguesa e física.

A sustentabilidade financeira do QMágico ocorre por meio da oferta de outros dois tipos de serviço, que são vendidos para escolas, redes de ensino e governos. O primeiro é uma plataforma de aprendizagem virtual, em que as instituições de ensino podem inserir seus conteúdos, propor atividades on-line, fazer avaliações de alunos, além de acompanhar o desenvolvimento de estudantes e professores de maneira individualizada.

O segundo serviço é um pacote de treinamento para professores e instituições com orientações para o uso das tecnologias em sala de aula – a adaptação ao blended learning, essa utilização casada de atividades virtuais e reais que tanto preocupa educadores mundo afora. Segundo Feijão, um dos métodos que o QMágico aplica nesses treinamentos é conhecido por rotation lab, quando a turma é dividida em três grupos, ficando os alunos do primeiro terço trabalhando no computador, os do segundo fazendo exercícios e os do terceiro com o professor, que já viu o que os alunos fizeram no ambiente on-line e dá explicações específicas e tira dúvidas.

TAGS

e-learning, Salman Khan, videoaula

  • http://QMagico Italo

    Cadê as 700 vídeo aulas no site QMagico? Se contar no dedo, nem chegam a uma centena.

    • Jurandir Bernardes Pereira

      Parabens, pela inicitaiva, O Bem servir é o trofeu da responsabilidade, e a melhor maneira de se multiplicar o saber, é dividindo-o com o próximo. Valeu. Abraços.

      É possivel fazer Douwload das aulas?

    • QMágico

      Já voltaram todas! Você deve ter acessado quando tinha uma versão demo no ar. Tenta lá agora.

  • Pingback: Plataforma criada por ex-aluno do ITA libera 700 vídeos de matemática | Educação a Distância - Blog EAD Blog()

  • Jose Alzir Correa Leite

    Professor de Matemática ,hoje aposentado dediquei todo meu tempo ao ensino da Matemática . Especializado no ensino da Matemática ( Bruxelles e Columbia New York) creio que a tecnologia é uma ferramenta fundamental para ajudar a resolver os sérios problemas da aprendizagem Matemática . Há,no entanto, 2 problemas básicos preliminares: 1- O que ensinar 2- como ensinar.
    É necessário “pedagogizar” os meios tecnológicos.
    Parabens ao meu conterrâneo Feijão pela brilhante realização. Sou de Jucás Ceará. Hoje vivo em Orlando Florida.
    Um abraço. José Alzir

    • paulo

      Olá como resolvo: Mostre que z² +z +1 = 0 como mostrar isso?

  • Andiara

    Criadores do qmagico
    Não sei quantos vídeos foram disponibilizados, mas os que vi são geniais.
    Parabéns pela iniciativa, entusiasmo, pois são pessoas com o brilhantismo de vocês que podem reverter a miséria cultural que assola este país. A iniciativa privada mostra deste modo que uma grande idéia colocada em prática pode reverter nossa história. Só assim poderemos recriar uma grande nação, com a Educação interessante e acessível.

  • correa

    parabéns ao Thiago Feijão e todos colaboradores QMagico, etc… Não interessa quantos vídeos foram disponibilizados mas sim sua iniciativa. Se houver dificuldade para implementação total da ideia, divulgue pois tenho certeza que outras pessoas “bem intencionadas” estão prontas para ajuda-lo.

  • Baltazar de Mesquita

    Eu continuo sendo muito descrente com a humanidade em função da capacidade da mesma em apostar na destruição da natureza, mas qdo vejo atitudes como essa do Feijão que aposta na democratização da educação como a única fórmula de evitarmos a destruição da natureza fico mais aliviado e volto a apostar na inteligencia da humanidade.
    Sou Cearence da cidade de Itapagé, mas estou radicado na Bahia.
    Parabens Feição a humanidade precisa de pessoas como você.

  • Pingback: Ziraldo, canalhas e invejosos - Mais de 100 links publicados por hora()

  • Nascimento

    21.05.12 – 16:45
    Digna do maior louvor essa iniciativa de tornar a matemática mais acessível para os nossos jovens. Tal como a conheci, uns 55 anos atrás, era um verdadeiro terror entre os alunos do colégio, em especial porque os professores não ajudavam. Na verdade, talvez por causa dos métodos e porque a matéria realmente exije um pouco mais da cabeça, muita gente não quer ver um livro sobre números nem de longe. Creio, no entanto que, com um pouco de esforço e com a ajuda de métodos mais atraentes muita gente vai abandonar esse receio e encarar a matéria sem a fantasia de bicho papão que tinha antes. Isso vai ser bom para todos.

  • Pingback: Site disponibiliza 700 videoaulas de matemática « Catraca Livre – São Paulo Grátis()

  • lessa libras

    gostaria de maiores informacoes a respeito como por exemplo ter acesso as videos aulas

  • Pingback: Conhecimento partilhado()

  • Pingback: O Feijão e o sonho | PORVIR()

  • Pingback: Thiago Feijão, o idealizador do site que oferece 700 vídeos gratuitos de matemática « Catraca Livre – São Paulo Grátis()

  • http://vídeosaulasdematemática Marília Litaiff

    Acho louvavél a iniciativa deste rapaz com apenas 22 anos e seus colaboradores. Já com essa visão, fico feliz de saber que pessoas como o Thiago Feijão tem preocupação e se dispôs a usar seu apredizado em favor dos mesnos favorecidos.
    Valeu Thiago o futuro no nosso país é esse, estou divulgando entre professores e alunos em minha cidade.
    parabéns pela inicitiva

  • Pingback: Site disponibiliza 700 videoaulas de matemática | greenitbrasil()

  • Pingback: Educação a Distância – Blog EAD Blog » Plataforma criada por ex-aluno do ITA libera 700 vídeos de matemática()

  • Pingback: Propostas para o uso da tecnologia na educação | PORVIR()

  • Mário Sérgio Ribeiro

    Sou professor com grandes dificuldades em tecnologia; e assim que li sobre seu empenho gostei da idéia: “rotation lab, quando a turma é dividida em três grupos, ficando os alunos do primeiro terço trabalhando no computador, os do segundo fazendo exercícios e os do terceiro com o professor, que já viu o que os alunos fizeram no ambiente on-line e dá explicações específicas e tira dúvidas.”
    Parabéns pelo método, tentarei usar; peço que crie um módulo para nós analfabetos virtuais sobre dicas para ensino de Física e Química. Agradeço sua atenção desde já.

  • Pingback: Lidando com o transtorno de aprendizado | PORVIR()

  • Pingback: Lidando com o transtorno de aprendizado | Portal Aprendiz()

  • tiago

    COMO E O PROCEDIMENTO PARA ESTUDAR AQUE

  • pedro Domingos Raul

    eu so angolano estudante ensino medio do curso ciencia enconomica jurica

  • Pingback: Startup gaúcha dá aulas gratuitas para vestibulandos | PORVIR()

  • Luzardo Arruda

    Sempre gostei de cálculos, acho que pelos desafios que ela impoe.

  • carlos braz alves

    muito bom

    gostaria de ajuda matematica terceiro ano ensino medio aulas videos

  • http://kuadro.com.br Bernardo

    No http://kuadro.com.br você encontra o conteúdo completo de matemática em vídeo aulas neste mesmo estilo. E também tem física, química e biologia. Eles já tem mais do que 1.300 aulas completamente gratuítas lá.

  • http://n/t EDULIMA

    PÁRABÉNS ÓTIMA IDÉIA, ESSE É PRÁTICAMENTE O FUTURO DO ENSINO NO MUNDO… ADOREI GAROTO!

  • EDULIMA

    PARABÉNS ÓTIMA IDÉIA, ESSE É PRATICAMENTE O FUTURO DO ENSINO MUNDIAL, RESOLVENDO QUESTÃO DE LOCOMOÇÃO…A EDUCAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS!

  • valdir freitas araújo

    Tenho vontade de aprender matemática, mais tenho dificuldade e por isto estou procurando vídeo gratuito para aprender.