Abertas inscrições para prêmio global de educação - PORVIR
Crédito: ktsdesign / Fotolia.com

Inovações em Educação

Abertas inscrições para prêmio global de educação

Experiências de pessoas ou instituições de todo o mundo podem concorrer a prêmio do Wise, de US$ 500 mil

por Redação ilustração relógio 19 de fevereiro de 2015

O que Bangladesh, Índia, Colômbia e Reino Unido têm em comum? Todos os países já tiveram cidadãos contemplados pelo Wise Prize for Education, uma das mais destacadas premiações de educação no mundo. Partindo para sua quinta edição, a condecoração do Wise (World Innovation Summit for Education), iniciativa da Fundação do Qatar que visa a estimular experiências e projetos transformadores de ensino, abriu as inscrições para instituições e pessoas de todo o mundo concorrerem à condecoração até o dia 31 de março.

Vencido em 2014 pela britânica Ann Cotton, que criou há 23 anos um projeto para educação feminina, o prêmio dá ao vencedor US$ 500 mil e uma medalha de ouro. Para isso, cadastros individuais ou conjuntos (de até seis pessoas) são feitos a partir de trabalhos que possam impactar, em diferentes níveis, a educação global. Eles não precisam ser necessariamente de professores e escolas, já que empresas, organizações internacionais, ONGs, ou mesmo iniciativas independentes, são bem-vindos na disputa.

Depois de inscritos, os trabalhos passam pelo comitê do instituto, composto por profissionais de vários continentes, e os indicados, no máximo 15, são avaliados por um júri especializado até chegar ao resultado final. A brasileira Cláudia Costin, criadora da campanha Todos Pela Educação, ex-secretária de educação da cidade do Rio de Janeiro e atual diretora global de educação do Banco Mundial, faz parte do conselho para a primeira seleção de projetos, que segue regras estritas para conter riscos de fraude. Auto-indicações, por exemplo, são proibidas, e somente o nome do escolhido é revelado em todo o processo.

O anúncio ocorre sempre no simpósio anual de educação promovido pelo Wise, onde se discutem rumos e ações criativas de inovação para o setor. Este ano, o congresso ocorrerá entre 3 e 5 de novembro, em Doha. Para se inscrever no prêmio, é necessário se cadastrar no site do concurso e enviar um formulário online.


TAGS

prêmios, wise

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x