Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano

14 de agosto até 20 de agosto

Festival comKids Prix Jeunesse

Com a proposta de reconhecer o valor educacional do audiovisual para crianças e adolescentes, a edição 2017 do Festival comKids Prix Jeunesse Iberoamericano irá apresentar mais de 70 produções de ficção e não ficção feitas em 12 países. Entre os dias 14 e 20 de agosto, o evento irá levar o público ao Goethe-Institut São Paulo, Sesc Consolação, Espaço Itaú de Cinema e Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo (SP), para acompanhar debates, assistir aos vídeos apresentados em mostras competitivas e participar de workshops.

Realizado a cada dois anos no Brasil, o festival é uma versão latina do Prix Jeunesse Internacional, uma iniciativa alemã que reconhece a promoção da qualidade na TV infantil ao redor do mundo. Neste ano, o evento promovido pelo Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, em parceria com o Sesc SP e o Goethe-Institut São Paulo, conta com trabalhos feitos por produtoras independentes e canais de TV da América Latina, Portugal e Espanha.

Reunindo opções que podem agradar diferentes públicos, a mostra competitiva do festival é dividida em seis categorias: até 6 anos (ficção e não ficção), 7 a 11 anos (ficção), 7 a 11 anos (não ficção), 12 a 15 anos (ficção), 12 a 15 anos (não ficção), e conteúdos curtos, com duração entre 20 segundos e 3 minutos e 59 segundos (ficção e não ficção).

Os premiados serão escolhidos pela votação do público e dos especialistas presentes. O festival ainda promove dois júris, formados por crianças brasileiras do projeto Curumim, do Sesc-SP, e por adolescentes do “Theatre Arts Production Company School”, do TAPCO NYC, nos Estados Unidos.

Como prêmio, o vencedores de cada categoria, com exceção de Conteúdos Curtos, irão receber uma passagem para a Alemanha para acompanhar o Festival Prix Jeunesse Internacional 2018, em Munique. As obras selecionadas também receberão um prêmio de aquisição SescTV no valor de R$ 3 mil. Já as escolhidas na categoria Conteúdos Curtos, ganharão o prêmio de aquisição da TV Rá Tim Bum.

Entre os destaques da programação, além das mostras, o festival contará com workshops, como a oficina de bolso “Como realizar uma animação com celular e objetos?”, que irá trabalhar as potencialidades de dispositivos móveis na produção de um filme.

No período da noite, após a exibição de vídeos, o público poderá participar de debates com produtores e protagonistas de curtas. A sessão especial “Minha Vez”, que é resultado de um desafio feito a produtores para contar histórias de jovens brasileiros, contará com a presença de Werá, um adolescente indígena que luta em prol dos guaranis, e também de Kayllane, uma menina que se tornou símbolo de resistência contra a intolerância religiosa.

Para quem deseja conhecer mais sobre a produção infantojuvenil asiática, também acontecerá uma conversa com Hyunsook Chung, produtora-executiva sênior do canal EBS (Korean Education Broadcasting System), uma rede de TV pública e educativa da Coreia do Sul, e Yuki Yoshida, secretária-geral adjunta do Japan Prize, uma premiação internacional realizada pela rede pública de TV japonesa NHK.

Mais informações e inscrições pelo site www.comkids.com.br.

Detalhes

Início:
14 de agosto
Final:
20 de agosto
Website:
http://comkids.com.br/

Local

Sesc Consolação (rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo –SP), Goethe-Institut São Paulo (rua Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo –SP), Espaço Itaú de Cinema (rua Augusta, 1475, Cerqueira César, São Paulo – SP) e Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino – SP).