Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

TEDxSãoPaulo

12 de agosto às 10:00 até 20:00

Registro da última edição, realizada no estádio Allianz Parque, em São Paulo - Crédito: Porvir

Com o objetivo de disseminar ideias e compartilhar experiências inspiradoras, a próxima edição do TEDxSãoPaulo será marcada pelo debate sobre o futuro da educação. No dia 12 de agosto, o estádio Allianz Parque recebe mais de 30 pessoas para debater o tema sob diferentes pontos de vista.

Organizado pela curadora e empreendedora social Elena Crescia, o TEDxSãoPaulo terá transmissão online e gratuita. Com a colaboração e o trabalho de uma equipe de voluntários, o evento é licenciado pelo TED, uma organização sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de ideias inspiradoras.

Entre os presentes, estão confirmados o escritor Ferréz, o pedagogo Billy de Assis, a atriz Taís Araújo, o professor Clóvis de Barros Filho, a compositora Tiê e o educador Braz Nogueira, que foi diretor da EMEF Presidente Campos Salles e construiu um projeto de referência na integração entre escola e comunidade.

Outro destaque da programação será a participação das estudantes Ana Clara Nunes, de Curitiba (PR), e Debora Pessoa, de Cascavel(CE), que falaram sobre a escola que os jovens querem na última edição do Transformar, considerado o maior evento de inovação em educação do país.

Durante os intervalos das palestras, o público também pode participar de diferentes atividades, incluindo oficinas criativas, uma exposição sobre fósseis de animais gigantes, experiências científicas, mostras de fotografia e um planetário inflável com capacidade para até 50 pessoas.

Para acompanhar o TEDxSãoPaulo presencialmente, os interessados também podem adquirir ingressos pelo site Sympla.

Confira a lista de palestrantes:

Alessandro Marimpietri – Psicólogo, pesquisador e professor universitário. Atua no âmbito da educação, psicologia e psicanálise, abordando as principais demandas com que se deparam os jovens, pais e educadores da nossa sociedade hipermoderna.
Ana Cardoso – Jornalista e mestre em sociologia política. Trabalhou com esportes radicais na Rádio Atlântida por seis anos, fez pesquisa em assentamentos do MST e está profundamente envolvida com grupos feministas e assuntos de família em Porto Alegre, onde vive com o marido, o também jornalista Marcos Piangers, e duas filhas.
Ana Clara Nunes – Estudante de 14 anos selecionada para o Projeto Transformar 2017. Ana Clara mora em Curitiba.
Ana Holanda – Jornalista pela PUC-SP, atua há 20 anos no mercado de revistas e é editora-chefe da revista Vida Simples, além de assinar a coluna Comida de Alma, sobre gastronomia afetiva, na revista Máxima. Ana criou o projeto Minha Mãe Fazia no Facebook, no qual relaciona memórias afetivas com comidinhas do dia a dia.
Anamari Souza – Escreve desde os 15 anos, é apaixonada por educação e está em dúvida entre estudar filosofia e pedagogia. Publicou uma poesia falada nas redes sociais que repercutiu amplamente, sendo divulgada pela Rede Globo em uma campanha nacional pelo Respeito.
Billy De Assis – Pedagogo, psicopedagogo e especialista em deficiência intelectual, trabalhando nesta área com jovens e adultos no CIEJA Campo Limpo. Acima de tudo, considera-se um agente multiplicador de energia positiva. Seu reconhecimento na área de educação inclui os prêmios Paulo Freire, Construindo a Nação, Educação em DH, professor Destaque e Darcy Ribeiro, entre outros.
Braz Nogueira – Professor de escola pública por 19 anos, diretor da Escola EMEF Presidente Campos Salles por mais vinte, e diretor regional de educação do Ipiranga por 1 ano e 8 meses. Construiu um projeto de integração entre a escola e a comunidade que virou referência. A escola foi escolhida em 2001 para o lançamento do Projeto Escola Aberta da Cidade de São Paulo.
Carlos (Kiko) Fairbairn – Formado em administração e pósgraduado em gestão ambiental pela UFRJ. É fotógrafo e sua obra chegou a ilustrar três vezes a seção “fotos do dia” da página da Nasa na internet. Venceu o concurso “Fotógrafo de Astronomia do Ano” organizado pelo Observatório Real de Greenwich.
Caio Ferreira – Especialista em manipulação, uma categoria de efeitos mágicos que envolvem apenas as habilidades manuais do artista. Premiado e reconhecido internacionalmente como um dos melhores do segmento na América Latina, sua principal marca é a interpretação de clássicos da mágica com acompanhamento de música erudita.
Ciência Em Show – Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Angelo criaram o Ciência em Show e, junto com a pedagoga e especialista em tecnologia, Ana Ralston, trabalham para levar o ensino da ciência e da tecnologia de forma lúdica, em formato de show e vídeo-aulas, para projetos na TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.
Claudia Siqueira – Diretora do Instituto Sidarta, é historiadora, pedagoga e consultora educacional. Atua há mais de 30 anos em educação, tendo como foco de pesquisa o estudo da primeira infância. Já apresentou projetos de educação em várias regiões do Brasil, Japão, EUA, América Latina e Europa.
Clóvis De Barros Filho – Professor, doutor e livre-docente pela ECAUSP, teve suas aulas e palestras sobre ética ouvidas por milhões de pessoas em todo Brasil além de países como Espanha, França, Uruguai, México, Argentina e Portugal. Atua no mundo corporativo desde 2005 através do Espaço Ética, atendendo empresas dos mais diversos portes e ramos de negócios.
Dominic Barter – O inglês preside o conselho do Centro Internacional de Comunicação NãoViolenta. Radicado no Brasil há 23 anos, dedicase a projetos que aplicam os Círculos Restaurativos, processo de resposta comunitária ao conflito nascido nos morros do Rio de Janeiro e utilizado por diversos grupos e instituições dentre os quais nosso sistema de justiça.
Dianna Boccara & Leo Longo – Roteirista e produtora de TV, criou, com o diretor de TV Leo Longo o projeto independente e colaborativo Around the World in 80 Music Videos, onde deram a volta ao mundo para rodar videoclipes com bandas de rock em 22 países, resultando na primeira série global de videoclipes.
Debora Pessoa – Ex-aluna da EEM da Ronaldo Caminha Barbosa de Cascavel/ CE, estudante de farmácia no CEBRAC, representou o Nordeste no Projeto Transformar, venceu a Feira Regional e Estadual de Ciências e Cultura promovida pela Seduc, foi premiada em mais de 10 eventos científicos nacionais e internacionais. Foi uma das vencedoras do “Desafio Criativos da Escola 2016”.
Heloisa Schurmann – Professora de Inglês formada pela New York University com especialização em pedagogia, educou os 4 filhos nas 2 expedições de volta ao mundo da Família Schurmann. Pesquisadora, escritora, autora de 3 best sellers nacionais, desenvolveu o Programa Pedagógico da expedição Magalhães Global Adventure, intitulado “Educação na Aventura”, que foi acompanhado por mais de 2 milhões de alunos no Brasil e nos EUA.
Giuliano Chiaradia – Master Class em Inovação Digital pela escola sueca Hyper Island, é ex-diretor e autor na Rede Globo de Televisão e criativo da MTV/Nickelodeon na América Latina. Fundador do coletivo Set Experimental, idealizou o projeto #Artmobile, inovação social que ensina jovens ao redor do mundo a fazer arte com o telefone celular.
Ferréz – Nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva, escritor, rapper, romancista, contista, poeta e empreendedor. Ferréz é ligado à corrente considerada literatura marginal por ser desenvolvida na periferia de São Paulo e tratar de temas relacionados a este universo. Seu livro “Capão Pecado” já foi traduzido para o inglês, alemão, espanhol e italiano
Joyce Fernandes – Conhecida como PretaRara, é rapper, turbanista, professora de história, modelo Plus Size, poetisa e proprietária da marca “Audácia Afro Moda”. Atua e milita em movimentos negros e feministas e criou o movimento #EuEmpregadaDoméstica.
Karen Jonz – Atleta profissional e tetra campeã mundial de skate vertical, também é empreendedora, compositora, artista e mãe da Sky. Ganhou a primeira medalha de ouro pelo Brasil nos X-Games.
Lourdes Atié – Socióloga com pós-graduação em educação na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), na Argentina, trabalha com educação e comunicação e produz conteúdos para editoras. Edita a revista Pátio e é consultora da Faber Castell, onde trabalha, principalmente, na capacitação de professores.
Lucas Silveira – Músico, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical. Ele é vocalista da banda Fresno.
Luiz Eduardo Anelli – Paleontólogo, escritor e professor no Instituto de Geociências da USP. Formado na Universidade Estadual de Londrina, pós-graduado pelo Instituto de Geociências da USP, obteve o título de mestre em 1994. No mesmo ano, ingressou no doutorado, realizando análises cladísticas de invertebrados do Carbonífero. Fez pósdoutorado em 2009 pela UNESP. Foi o idealizador e curador da exposição “Dinos na Oca e Outros Animais Pré-Históricos em 2006.
Marcos Piangers – Jornalista, comunicador do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, e assina colunas na Zero Hora e no caderno Nós, do Diário Catarinense. Seu livro O Papai é Pop vendeu mais de 60 mil exemplares. Sua página no facebook fala sobre todas as bênçãos e frustrações de ser pai e como aproveitar da melhor forma, cada dia com os filhos.
Mariana Breim – Pedagoga, formadora de educadores, e atua há 15 anos como autora de programas de formação continuada para redes municipais de ensino no Brasil. Dirige o Instituto Toca há 5 anos, para promover a educação sistêmica, o desenvolvimento integral e a alfabetização ecológica de adultos e crianças através de uma escola experimental, parcerias com escolas públicas, cursos e vivências.
Mark Van Loo – Graduado em educação física e esportes, terapeuta corporal, personal trainer. Ator formado pela Braapa, coreógrafo, dançarino e professor especialista em danças urbanas. Diretor e fundador da Bombelêla. Apresentador e mestre de cerimônias.
Mayara Silva de Souza – Bacharel em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, ativista social, poeta, membro do Coletivo Poetas do Tietê e do Asas Abertas. É mentora do Plano de Menina, projeto social de empoderamento de meninas da comunidade criado pela jornalista Viviane Duarte..
Meninos do Morumbi – A Associação Meninos do Morumbi é formada por mais de 4.000 crianças e adolescentes, a maioria moradores de bairros periféricos de São Paulo. O grupo foi criado por Flávio Pimenta em 1996 e é conhecido pela grande qualidade musical, já tendo se apresentado em diversos teatros e festivais no Brasil e no exterior
Mustache e os Apaches – Banda formada pelos gaúchos Pedro Pastoriz, Tomás Oliveira , Axel Flag, Jack Rubens e pelo mineiro Lumineiro. A banda lançou os álbuns: Mustache & os Apaches, Chuva Ácida (2014) e Time is Monkey (2015).
Os Escolhidos – O grupo nasceu em 2014 e é formado por refugiados e imigrantes da República Democrática do Congo. Eles cantam diferentes gêneros, como rumba congolesa, zouk, world music e outros ritmos tradicionais de seu país. São poliglotas e cantam em lingala, kikongo, swahili, inglês, francês e português.
Palavra Cantada – Dupla formada por Sandra Peres e Paulo Tatit. Palavra Cantada cria canções e encanta as crianças brasileiras há 23 anos. Já atingiu mais de um milhão de pessoas com seus shows e vendeu mais de 5 milhões de CDs, além de ter contribuído com a formação de grande número de educadores através da coleção didática Brincadeiras Musicais e Brincadeirinhas Musicais e da distribuição de kits educacionais.
Ricardo Geromel – Formado em gestão empresarial. Foi sócio do clube Fort Lauderdale Strikers. Ricardo é diretor de relações com a comunidade do clube de futebol San Francisco Deltas, na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos.
Rodrigo Geribello – Empresário, explicador profissional, músico e sonoplasta. Formado pela FGV, há 18 anos ajuda as pessoas a se explicarem de forma simples e elegante. Estuda piano clássico há 30 anos e hoje se dedica à Abre Aspas (empresa especializada em Explicações Profissionais), bem como à música e ao teatro, onde usa suas habilidades de reproduzir efeitos sonoros com a boca.
Rodrigo Hübner Mendes – Dedica-se a garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso à educação de qualidade na escola comum. Professor e pesquisador, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial), fundou o Instituto Rodrigo Mendes (rm. org.br), que desenvolve programas de pesquisa, formação continuada e controle social na área da educação inclusiva.
Santa Jam – San Alberta é mais que uma banda, é uma reunião de estudo e interpretação da música regional passeando do folk ao baião, do blues a violada, da música cigana ao jazz tradicional. No epicentro de suas experiências o lema é a busca incessante pela conexão das pessoas através da música, a liberdade de poder fazer o som para alimentar a alma. santajamvoalberta
Stephanie Ribeiro – Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas, ativista feminista negra e escritora. Stephanie é colunista da Marie Claire e publicará seu primeiro livro pela Companhia das Letras em breve.
Taís Araújo – Atriz apresentadora e jornalista carioca. Versátil, atua em televisão, cinema e teatro e foi a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela brasileira. Atualmente protagoniza a terceira temporada de Mr. Brau, da TV Globo, segue em turnê pelo Brasil com a peça O Topo da Montanha, e apresenta o programa Saia Justa, no canal GNT. A atriz é um ícone do empoderamento negro e da militância por igualdade racial.
Tiê – Formada em Relações Públicas na FAAP e estudou canto em Nova Iorque. É cantora e compositora e gravou seu primeiro álbum em 2009 com a participação de Toquinho e vários artistas independentes. Tiê tem três discos lançados pela Warner Music.
Vanessa Negravat – Soprano, bacharel em música com habilitação em canto erudito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formada no Coro Acadêmico da Osesp, participou de diversos corais como Coralusp, Cantafro, com Estevão Maya, Madrigal Cantovivo com Joaquim Paulo do Espírito Santo e o Coral Jovem do Estado de São Paulo. Em parceria especial para o TEDxSãoPaulo com Fefe Camilo (percussão) e Alice Oliveira (harpa).

Detalhes

Data:
12 de agosto
Hora:
10:00 até 20:00

Local

Allianz Parque
Avenida Francisco Matarazzo, 1705
São Paulo, Brasil
+ Google Map