Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Saiu na Mídia

“As universidades podem ser mais eficientes com os Moocs”, diz Bill Gates

por Redação 4 de outubro de 2013

Entusiasta da utilização da tecnologia em prol do ensino,  Bill Gates, co-fundador da Microsoft e co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates, acredita que os  MoocsGlossário compartilhado de termos de inovação em educação (os cursos abertos, on-line e gratuitos) podem tornar  as faculdades mais eficientes.

Segundo Gates, com a utilização do “flipped Mooc” – uma variação do conceito de flipped classroom, ou a sala de aula invertidaGlossário compartilhado de termos de inovação em educação – , professores podem orientar os alunos a assistirem às videoaulas – produzidas por especialistas de instituições como Harvard e MIT  – como exercício complementar ou “tarefa de casa”. Ou seja, incentivar os alunos a estudarem previamente para que, durante os encontros presenciais, eles possam focar na resolução de dúvidas com professores ou outras questões.

“Nós aprenderemos mais rápido se as pessoas entrarem e participarem dos Moocs. Todos deveriam fazer ao menos um curso desses”, disse Gates.

Conheça alguns Moocs disponibilizados pelas seguintes plataformas:
Coursera
edX
E-aulas da USP

Assista à palestra do Ted sobre educação com a participação de Bill Gates:

Aprofunde-se sobre o tema: leia documento, em inglês, publicado pela Universidade de Princeton sobre os Moocs e o Flipped Classroom

The Chronicle of Higher Education

TAGS

mooc, sala de aula invertida