Ásia ocupa o pódio da educação no Pisa - PORVIR

Saiu na Mídia

Ásia ocupa o pódio da educação no Pisa

por Redação ilustração relógio 7 de dezembro de 2016

A Ásia marcou forte presença nas primeiras posições do ranking do Pisa, prova internacional mais reconhecida do mundo. O primeiro posto, tanto na competência em ciências, quanto na compreensão leitora e nas competências em matemática ficou com os alunos de Singapura. Japão, Taiwan, Vietnã e a China também marcaram presença entre os primeiros colocados.

Segundo Zhu Xiaohu, pesquisador do Instituto Internacional de Educação da Universidade de Shanghaí, ouvido pelo El País, professores chineses passam a maior parte da aula ensinando, enquanto que a realidade ocidental é bem diferente, quando os docentes perdem tempo para manter a ordem no ambiente.

Ainda, ele destacou que uma aprendizagem mais focada na realização de provas e o maior tempo que os professores gastam para preparar aulas e em sua formação são diferenciais importantes, assim como a consciência sobre a importância da educação.

Apesar das boas notas que esses países obtiveram, o pesquisador revela o lado ruim de tamanha competição por vagas em escolas e faculdades de locais extremamente povoados. “Os estudantes simplesmente aceitam e fazem o que foi pedido, sem tempo para refletir sobre aquilo. Eles aprendem de forma passiva e são forçados a estudar não por interesse pessoal, mas para tirar uma boa nota ou entrar em uma boa escola”.


Leia a matéria original em El País

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x