Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Glossário

Big data

Big data designa um volume muito grande de dados que passou a ser possível a partir do desenvolvimento tecnológico

por Redação 16 de maio de 2013

Ainda sem termo correspondente em português, o big data designa um volume muito grande de dados cuja existência, armazenamento e análise passaram a ser possíveis com o desenvolvimento da tecnologia. O big data costuma ser explicado a partir de 5Vs: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor.

O volume, como dito anteriormente, está relacionado à quantidade de dados que hoje, tecnicamente, é possível agregar. Já velocidade e variedade são características ligadas à diversidade de fontes e a velocidade com que elas são reunidas. Veracidade e valor dizem respeito ao fato de os dados, embora verdadeiros, não terem valor se forem observados isoladamente. No entanto, quando correlacionados e analisados com as ferramentas tecnológicas hoje disponíveis, podem ajudar empresas e governos a entenderem melhor seus clientes e, com isso, as permite aprimorar o serviço ou produto que oferecem.

Mais recentemente, esses dados têm sido usados também para que empresas conheçam melhor seus funcionários e escolas tenham acesso a informações detalhadas sobre seus alunos. A quantidade de dados gerada sobre o aprendizado dos alunos por plataformas adaptativas, por exemplo, é uma das formas com que isso vem acontecendo. No Horizon Report 2013 dedicado ao ensino superior aponta a análise de big data por meio de ferramentas conhecidas como analytics como uma tendência para a educação a ser observada até 2015.

Veja vídeo, em inglês, que explica o conceito.

TAGS

big data