Crianças têm facilidade de aprender mais de uma língua - PORVIR

Saiu na Mídia

Crianças têm facilidade de aprender mais de uma língua

por Redação ilustração relógio 9 de outubro de 2013

Segundo pesquisa realizada por cientistas do Kings College em Londres, Inglaterra, e da Brown University em Rhode Island, EUA, crianças com idade entre 2 e 4 anos possuem uma janela crítica de formação no cérebro para o aperfeiçoamento da linguagem, o que propícia um maior impacto de influências exteriores no desenvolvimento de novas palavras nesse período.

O que os cientistas descobriram com os testes é que o cérebro é mais plástico nos primeiros anos de vida porque a distribuição da mielina é fixada a partir dos quatro anos de idade. Por isso, eles preveem que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será mais forte na infância. Isso explicaria por que a imersão de crianças em um ambiente bilíngue antes dos quatro anos de idade oferece uma melhor chance de elas se tornarem fluentes em ambas as línguas.

“Este trabalho é importante, pois é o primeiro a investigar a relação entre a estrutura do cérebro e a linguagem na primeira infância, e a demonstrar como essa relação muda com a idade”, disse Sean Deoni da Brown University, copesquisadora do estudo.

G1


TAGS

educação infantil, neurociência

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x