Como levar o debate sobre a Amazônia para a sala de aula - PORVIR
Crédito: FG Trade / iStock

Inovações em Educação

Como levar o debate sobre a Amazônia para a sala de aula

Porvir separou dicas de filmes, infográficos, músicas e produções de realidade virtual para levar a discussão sobre a preservação da maior floresta tropical do mundo

por Redação ilustração relógio 30 de agosto de 2019

Nas últimas semanas, o debate sobre a Amazônia ganhou destaque nas redes sociais e nos principais veículos de comunicação. De acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), durante o mês de julho o desmatamento da área teve um crescimento de 278% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Os casos de queimadas na região também repercutiram no noticiário internacional, e o presidente francês Emannuel Macron chegou a convocar uma reunião do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) para discutir o casos e propor ajuda econômica para minimizar os danos da tragédia. O fato causou imediata reação do governo brasileiro, que defende a soberania do país em questões envolvendo a Amazônia.

Para apoiar professores que desejam trabalhar esse tema com os estudantes, o Porvir fez uma seleção de materiais que podem ser utilizados em sala de aula. Entre as dicas, são apresentadas sugestões de filmes, infográficos, músicas e produções de realidade virtual. Os materiais podem servir como ponto de partida para iniciar um debate sobre a importância da Amazônia, considerando seus aspectos sociais, ambientais, políticos e econômicos. Confira:

Filmes
Andes Água Amazônia: o documentário trata de um dos mais importantes ciclos hidrológicos da Terra, que acontece entre os Andes e a Amazônia. Classificação livre, 22 minutos.

Belo Monte – Anúncio de Uma Guerra: a partir de entrevistas com moradores de cidades próximas ao canteiro de obras da usina, como Altamira e Vitória do Xingu, o filme traz a opinião de especialistas e ainda mostra depoimentos de moradores e indígenas de regiões próximas ao complexo hidrelétrico. Classificação livre, 80 minutos.

Amazônia Eterna: o filme apresenta equívocos e possíveis caminhos para enxergar a maior floresta tropical do mundo nas suas camadas social, política e econômica. Classificação livre, 79 minutos.

Mais Cidade, Menos Floresta: reúne dados e indicadores que impactam no desenvolvimento da cidade de Manaus (AM), principalmente em relação à diminuição da floresta. 

Infográficos
InfoAmazonia: mantido por uma rede de organizações e jornalistas, o portal traz uma série de dados, infográficos e notícias sobre a Amazônia.

O que está acontecendo com o desmatamento na amazônia: o infográfico apresenta dados que relacionam políticas públicas com a redução das taxas de desmatamento.

Músicas
EP Amazônidas: a produção independente do compositor Jean Carmo conta um pouco sobre a história do Amapá, enquanto trata de temas como terra, preservação e legado.

Chico Terra: a música “Reforma Amazongráfica”, do amapaense Chico Terra, fala de resistência e luta da Amazônia.

Amazônia: a música de Roberto Carlos chama atenção para os sinais de alerta despertam da floresta tropical.

Realidade virtual
Amazônia Adentro: produzido pela Conservação Internacional e pela Jaunt VR, o filme de realidade virtual propõe uma experiência pela Amazônia a partir da narração do indígena Kamanja Panashekung e do ator Marcos Palmeira.

AMAZON 360 VR: o vídeo da WWF International oferece uma experiência de imersão para tratar sobre o papel vital da Amazônia na estabilidade climática do planeta.

AMAZÔNIA em 360°: Do passeio pelos igarapés amazônicos até a aldeia de Copaíba, na região do médio Purus, na Terra Indígena Caititu, o vídeo de realidade virtual apresenta uma viagem pela Amazônia em 360 graus.

AwavenaVR: Para os Yawanawa da Amazônia, a medicina tem o poder de nos transportar para um mundo que se encontra dentro do mundo que conhecemos. Awavena é uma colaboração entre essa comunidade e cineastas que usam a tecnologia para contar a história de Hushahu, a primeira mulher da tribo a se tornar uma xamã, e criar uma experiência transcendente.

Professor, esses recursos foram úteis para você? Compartilhe com o Porvir relatos de atividades ou projetos sobre a Amazônia que foram desenvolvidos na sua aula.


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, sustentabilidade, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x