Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Inovações em Educação

Compartilhe o que você sabe com seus seguidores

Nova rede social, Learnist estimula usuário a fazer passo a passo de conteúdos on-line para ensinar temas diversos

por Mariana Fonseca 5 de junho de 2012

Se você ainda não chegou ao Pinterest (mais uma rede social que cresceu rapidamente do início do ano para cá, principalmente entre as mulheres, e que é focada no compartilhamento de imagens) talvez você se surpreenda com o formato com que são exibidos os conteúdos no Learnist.

Com um layout bem parecido com o Pinterest, o Learnist é uma nova rede social lançada para ajudar a compartilhar o que você sabe. De acordo com os criadores, a expectativa é que ela funcione como uma rede para troca de conhecimento, onde os usuários fazem uma curadoria de recursos – imagens, textos, livros, vídeos – que possam ajudar seus seguidores a aprender algo.

Quem cria um perfil pode montar o que o Learnist chama de Quadro de Aprendizagem (ou Learn Board, em inglês). Esses quadros mostram um passo a passo a ser seguido para se aprender um determinado conteúdo. Vale qualquer tema, de história da arte até ensinar seu hobby. O importante é que os materiais sejam organizados em uma sequência lógica de etapas que facilitem o aprendizado. As pessoas que completam todos os passos referentes a um mesmo assunto vão marcando os conhecimentos adquiridos.

crédito jose71/ Fotolia.com

Um usuário, por exemplo, resolveu compartilhar o que sabia sobre realidade virtual e aumentada em 17 passos – todos numerados pelo sistema, para facilitar a navegação. Começou, no passo 1, com um link para um vídeo do TED que explica o assunto. Depois, mostrou que a realidade virtual está presente na vida cotidiana, como no uso de aplicativos. Na sequência, citou exemplos de como a Nasa, o Google e a Lego utilizam o conceito.

Segundo apontam os criadores do Learnist, a grande vantagem da rede é organizar conteúdos qualificados. “Quase tudo que você gostaria de aprender está disponível na web. O problema não é ter acesso à informação, mas sim fazer com que tudo isso tenha sentido.” A rede aposta nos curadores, cada vez mais necessários numa época em que “há excesso de conteúdo e falta de tempo para consumi-lo”.

O Learnist representa mais uma plataforma lançada no sentido de compartilhar conhecimento. No mês passado, a Microsoft lançou a So.cl, também voltada para organizar assuntos de maneira temática e facilitar a vida de estudantes.

O sucesso do Grockit

O Learnist é mais uma criação do Grockit, especializada no mercado de plataformas e serviços de aprendizagem. A empresa ficou famosa por desenvolver o site homônimo que ajuda os estudantes a se preparem para provas como SAT, ACT, Gmat, entre outros. O SAT, por exemplo, seria algo próximo ao Enem (já falamos por aqui do Manda Bem no Enem, plataforma especializada no exame). Já o Gmat é um exame seletivo para pós-graduação na área de exatas.

O grupo se denomina uma empresa de social learning ou aprendizado social e, segundo eles, esse deveria ser um formato dominante de ensino-aprendizagem no mundo todo

Na plataforma, a Academia Grockit funciona como uma rede social onde é possível assistir aulas, estudar em grupo, fazer e responder perguntas na rede, realizar exercícios e testes customizados para as necessidade específicas do estudante. Tudo isso gratuitamente. Para quem está disposto a pagar a assinatura, que inicia com US$ 29 por mês, ainda ficam disponíveis acesso ilimitado a todos os conteúdos da plataforma, videoaulas com os criadores do site e até uma ferramenta personalizada que acompanha e avalia o progresso de cada estudante.

Essas avaliações individuais, que apontam com precisão o conteúdo que o aluno não aprendeu, são uma tendência entre as plataformas de educação mais modernas e se baseiam nos TAC (testes adaptativos computadorizados), como já apresentamos por aqui.

A dinâmica do site também inclui estratégias de games, como medalhas e títulos que os estudantes recebem de acordo com o seu desempenho e que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

O Grockit diz ter ajudado mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo a se preparar para esses exames. O grupo se denomina uma empresa de social learning ou aprendizado social e, segundo eles, esse deveria ser um formato dominante de ensino-aprendizagem no mundo todo. “Essa é uma grande ideia. E nós estamos prontos para provar isso.”

TAGS

empreendedorismo, personalização, redes sociais

  • http://www.parceirosvoluntarios.org.br Cláudia Remião Franciosi

    Boa tarde, gostei muito do site e das ricas informações. Trabalho numa organização não governamental, no RS. Desenvolvemos uma ação de mobilização juvenil chamada Tribos nas Trilhas da Cidadania, fazem 10 anos que atuamos com jovens, educadores, pais e diretores. Queremos compartilhar com vocês esses resultados e ações!

    Abraços e parabéns pela Iniciativa!
    CLáudia