Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Crédito: Divulgação / Canal Futura

Blog

Conheça a Ritaharju School, da Finlândia, no 11º episódio da série ‘Destino: Educação’

Escola pública na Finlândia prioriza trabalho em grupo e aposta na relação de confiança entre alunos e instituição

por Redação 16 de novembro de 2016

Uma escola que prioriza trabalhos em grupo e usa a arquitetura do prédio para possibilitar novas situações de aprendizagem. A Ritaharju School, instituição localizada em Oulu, no norte da Finlândia, é o tema do 11º episódio da série “Destino: Educação – Escolas Inovadoras”, realizada pelo canal Futura com consultoria do Porvir/Inspirare.

Por estar localizada em um bairro novo ao norte da Finlândia, a escola não é somente um espaço de aprendizado e sim um lugar para que a comunidade possa se reunir e interagir. A instituição oferece educação infantil e ensino fundamental e conta hoje com pouco mais de 1000 estudantes. A arquitetura do prédio é dividida em cinco células. Segundo Pertti Parpala, o diretor da escola, alunos de diferentes idades constituem o grupo de cada célula, que por sua vez, é dividida em salas. Ele defende que trata-se de um método que facilita a personalização do ensino, lembrando aos professores que cada criança é diferente da outra.

A relação de confiança entre a instituição e os alunos, segundo o diretor, é outro fator que permite que as dinâmicas deem certo. Por exemplo, nos intervalos das aulas, os estudantes podem usar espaços como salão de jogos, ginásios ou até mesmo o espaço externo da escola para praticarem atividades ou hobbys de seu interesse.

Veja o programa completo:

TAGS

escolas inovadoras, instituto inspirare, personalização, tecnologia