Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Inovações em Educação

Coursera cria seção só para formação de professores

Plataforma terá 28 cursos dados por universidades e até pelo Moma; eles tratarão de uso de tecnologia até o ensino colaborativo

por Vinícius Bopprê 3 de maio de 2013

Tablet na sala de aula, cursos on-line gratuitos, arquivos na nuvem, redes sociais. Em meio a tantas inovações, muitos educacores devem se sentir meio confusos de por onde começar. Para ajudá-los a lidar com a chegada dessas novidades, o Coursera vai oferecer, a partir de julho, uma nova categoria de cursos gratuitos para formação de professores do ensino fundamental e médio. As aulas serão realizadas em parceria com sete tradicionais escolas, incluindo a Faculdade de Educação da Universidade de Washington, a Universidade da Califórnia e a Faculdade de Educação da Universidade John Hopkins. Além disso, a plataforma anuncia uma nova rede de instituições de ensino e museus, incluindo o Museu Americano de História Natural (AMNH), o Commonwealth Education Trust, o Exploratorium (museu de ciência, arte e percepção humana) e o Moma (Museu de Arte Moderna) de Nova York.

“Ajudar professores a melhorar suas habilidades é uma contribuição importante que podemos dar para a educação de estudantes de todo o mundo. Estamos muito empolgados com as possibilidades que esses cursos online e gratuitos podem trazer para professores, escolas e cidades”, diz Julia Stiglitz, que supervisiona o desenvolvimento de negócios e parcerias no Coursera.

crédito stokkete / Fotolia.comCoursera lança série de cursos voltados à capacitação de professores

Serão 28 opções de cursos. A primeira delas, chamada Arte e Investigação: Estratégias do Ensino do Museu para a Sala de Aula, ministrado pelo Moma, já tem data marcada para começar: 29 de julho. Entre os outros cursos estão Primeiro Ano de Ensino – Sucesso Desde o Começo, do New Teacher Center, uma organização sem fins lucrativos norte-americana dedicada à capacitação de professores; Genética e Sociedade – Um curso para educadores, do Museu Americano de História Natural; Fundamentos para o Ensino Virtual, da Universidade da Califórnia; e Engajando os Estudantes por meio do ensino colaborativo, da Faculdade de Educação da Universidade John Hopkins. Eles terão duração de 3 a 4 semanas e o Coursera planeja emitir certificados de realização para os professores.

O fato de o Coursera ter, pela primeira vez, endereçado um público não universitário trouxe à tona a discussão sobre a possibilidade de a plataforma oferecer cursos também para alunos do ensino médio. Por enquanto, garante o Coursera, não existem planos para criar Moocs para estudantes do ensino médio. Mas eles dizem não ser impossível que eles mudem de ideia.

Boas notícias para o Brasil

A Fundação Lemann firmou uma parceria com o Coursera para traduzir o conteúdo da plataforma para o português. Por enquanto, serão traduzidos 12 cursos:

– Pense Novamente: como Raciocinar e Argumentar
– Introdução à Filosofia
– Desenvolvimento de Ideias Inovadoras para Novas Empresas
– Psicologia Social
– Guia do Comportamente Irracional para Iniciantes
– Pensamento Crítico em Desafios Globais
– Fundamentos de Estratégia de Negócios
– Fundamentos para Planejamento de Finanças Pessoais
– Introdução a Finanças
– Introdução à Fisiologia Humana
– A Escrita nas Ciências
– Teoria do Jogos

A Fundação está convidando pessoas que dominam a língua inglesa para colaborar na tradução do conteúdo. Esses tradutores voluntários vão receber certificado emitido pela Fundação Lemann e Coursera, e terão a contribuição mencionada nos créditos finais do vídeo. Para se inscrever, basta preencher um formulário até o dia 15 de junho e aguardar a resposta.

TAGS

carreira, ensino superior

  • Pingback: Exclusivo: Standford terá seu conteúdo traduzido para o português | Catraca Livre – SP/Rio Grátis()

  • Marlise Santos

    Essa notícia é incrível! Muito bom mesmo saber que haverá conteúdo voltado especificamente para formação de professores. É preciso traduzir tudo isso para o português. Esse conteúdo é essencial para a formação dos professores brasileiros.

  • Parabéns a Porvir/Coursera pela iniciativa de desenvolver este trabalho, também aqui no brasil. Será uma grande oportunidade p profissionais em geral, em especial nós professores que tanto precisamos de apoio teórico-prático.
    ……..
    Congratulations Porvir/Coursera for the initiative of developing this work here in Brasil as well. It will be a great opportunitty for professionals in general, especially for us teachers who need so much theorical- practice support.

  • Pingback: Para apoiar a capacitação de professores | DMC3 Blog()

  • Luiz Henrique

    Olá,

    Tinha que ter a possibilidade de nos cadastrarmos para receber mais informações sobre esses cursos.

    Parece ser muito interessantes!

    Um grande abraço.

  • Pingback: Plataforma de cursos online cria seção só para formação de professores | Noticias SubMart()

  • Todas as iniciativas colaborativas voltadas para o aprimoramento da educação, refletem positivamente na construção de uma sociedade mais justa, capaz de romper as fronteiras do conhecimento. Portanto buscando novas oportunidades de aprendizagem e contribuindo para o estabelecimento de uma rede de troca de experiências.

  • César

    A iniciativa é ótima e espero que renda bons frutos, mas não acho legal pedirem o apoio de tradutores voluntários por dois motivos:

    1) A qualidade das traduções com certeza será inferior ao trabalho de um tradutor profissional, pois não basta dominar o inglês e ser falante nativo do português para ser um bom tradutor;

    2) Isso desvaloriza o trabalho dos tradutores profissionais e pode ser até um abuso dependendo das circunstâncias do projeto.

    Não sou tradutor, mas sei que é uma profissão muito subestimada e por isso achei importante levantar esses pontos.

  • Muito legal! Quero fazer o curso de fisiologia humana e a teoria dos jogos, pois são temas que fazem parte da minha graduação. Ficareinaexpectativa para inscrição e automaticamente aceitação nos cursos. A EaD é uma das maiores revoluções na Educação Mundial e brasileira. Eu diria que ela é tão oumais importante que a presencial, porém a disciplina do aluno tem que prevalecer.

  • Paula Camargo

    Formação é imprescindível na trajetória profissional, ótima oportunidade. Me interesso pela opção Arte e Investigação: Estratégias do Ensino do Museu para a Sala de Aula,com início em 29 de julho. Como me inscrever?
    Obrigada.

    • por Patrícia Gomes

      Olá, Paula. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site do Coursera: coursera.org. Boa sorte!

  • Nada sobre ensino de Línguas Estrangeiras?

  • Eliete Ribeiro

    Gostariamos de receber informações, precisas, sobre os cursos a serem oferecidos.

  • Pingback: Livro faz um panorama da revolução digital no ensino | PORVIR()

  • Pingback: Tudo Sobre Tecnologia e Comunicação()

  • Pingback: Livro faz um panorama da revolução digital no ensino - Ensino Colaborativo()

  • Pingback: Revolução digital na educação | unilegra – ilegra nas Universidades()

  • Pingback: Livro faz um panorama da revolução digital no ensino | Núcleo de Ensino + Economia Criativa()

  • Marlene de souza

    Adorei a novidade, estou interessada em fazer o curso pensamento crítico em desafios globais ,mas não tenho ideia como posso fazer minha inscrição. Voces poderiam me ajudar?