Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Crédito: pict rider/fotolia.com

Blog

Currículo: Como torná-lo relevante para os adolescentes

por Grupo de Trabalho Anos Finais 20 de outubro de 2017

Currículo significativo: Trazer os conteúdos curriculares para perto da vida e dos interesses dos alunos, oferecendo atividades de dança, música, artes cênicas, artes plásticas, empreendedorismo, entre outros.

Renovação curricular: Atualizar os currículos com foco na preparação dos estudantes para a vida no século 21, reduzindo a quantidade de conteúdos acadêmicos e incluindo competências socioemocionais.

Temas da adolescência: Considerar as questões e os temas próprios da adolescência no processo de revisão curricular dos Anos Finais.

Projeto de vida: Institucionalizar a inclusão do componente curricular Projeto de Vida nos Anos Finais; empoderar e desafiar os professores a apoiar os adolescentes a compreender o conceito de projeto de vida e a refletir e construir caminhos para sua realização pessoal, profissional, social e acadêmica; desenvolver atividades que ajudem os alunos a descobrir seu potencial e a superar suas dificuldades; relacionar aprendizagens de outros componentes curriculares ao projeto de vida de cada estudante.

Tecnologias: Trabalhar a tecnologia como componente curricular (TICs, cultura maker, robótica).

Escolha e diversificação: Incluir atividades eletivas no currículo, que proponham novas linguagens, saberes e formas de socialização.

Ciclos: Organizar as aprendizagens e os estudantes por ciclos, não por anos.

Conexão: Contextualizar o currículo considerando a realidade local e o projeto de vida dos estudantes.

Alinhamento à BNCC: Revisar currículos em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.

Participação dos estudantes: Envolver os estudantes no processo de revisão curricular.

Retornos das escolas: Estabelecer processos de monitoramento, para levantar a percepção de alunos e professores sobre a adequação e implementação do currículo revisado.

Implementação: Articular as discussões sobre currículo com a construção de práticas pedagógicas que assegurem a sua aplicação; oferecer referências e apoio aos professores para que consigam implementar as mudanças curriculares propostas.

PNLD: Rever o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) diante das novas demandas curriculares.

TAGS

ensino fundamental