Curso ajuda professor a planejar melhor suas aulas - PORVIR
Crédito: Style-Photography / Fotolia.com

Inovações em Educação

Curso ajuda professor a planejar melhor suas aulas

Iniciativa da Fundação Lemann e da Elos Educacional, aulas oferecem técnicas mais eficazes para aprendizado. Inscrições até 12 de agosto

por Redação ilustração relógio 24 de julho de 2015

Professores interessados em melhorar seu relacionamento com os alunos e sua atitude como docente podem se inscrever no curso “Gestão de sala de aula”, iniciativa da Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional. As aulas tem como objetivo apoiar professores nas suas gestões e atuações em sala, de modo a proporcionar melhor aprendizado aos alunos. Essa edição destina-se exclusivamente a educadores do ensino básico da rede pública.

Por serem totalmente online e gratuitas, as aulas podem ser acompanhadas de todas as regiões do Brasil. Entretanto, as vagas são limitadas. A seleção daqueles que terão a oportunidade de participar do curso será realizada a partir da análise de respostas do questionário de inscrição.

As aulas começarão no dia 15 de agosto, com término no dia 4 de dezembro. Temas e desafios do cotidiano do educador serão abordados, como planejamento, avaliação, cultura e clima escolar, altas expectativas de aprendizagem, leitura, gerenciamento de tempo, entre outros. Dessa forma, a iniciativa procura melhorar o desempenho e engajamento dos alunos, uma vez que a melhor desenvoltura do profissional pode influenciar as crianças a buscarem superar as expectativas.

As atividades do curso serão divididas em online e práticas. No quesito online, os professores terão acesso a videoaulas, leituras, fóruns de discussões e exercícios pela plataforma moodle. Já as atividades práticas serão realizadas em sala de aula, de duas formas: o docente deverá realizar quatro planejamentos no modelo proposto no curso e quatro filmagens de aula aplicando as técnicas estudadas. As atividades online serão acompanhadas por tutores via internet, que realizarão correções e darão feedback do plano de aula desenvolvido, além de acompanharem as filmagens realizadas e tirarem dúvidas via fóruns de discussão.

Com aproximadamente 54 horas de duração, o curso é baseado no livro Aula Nota 10, do especialista em efetividade do aprendizado Doug Lemov, no qual ele apresenta técnicas para que os professores aprimorem a dinâmica com os alunos e os ajudem a aprender cada vez mais. Girando em torno do ensino, aprendizagem, planejamento e avaliação, as aulas têm como missão partir de soluções simples, como melhor o planejamento de aulas, para aumentar o rendimento dos alunos e a qualidade de aprendizagem.

Os interessados podem realizar a inscrição pelo link até o dia 12 de agosto. Aqueles que forem selecionados para participar do programa receberão um e-mail de confirmação entre os dias 13 e 14 de agosto.


TAGS

ensino fundamental, formação continuada, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

16 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
16
0
É a sua vez de comentar!x