Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Inovações em Educação

Curso on-line com José Pacheco ensina a fazer pontes

Aulas voltadas a educadores têm objetivo de espalhar experiências como a da Escola da Ponte e a do Projeto Âncora no Brasil

por Redação 13 de janeiro de 2014

A experiência da Escola da Ponte já fez muito educador brasileiro respirar fundo e pensar: “ah, se eu pudesse fazer uma Escola da Ponte aqui no Brasil”. O escritor Rubem Alves foi lá, se encantou e escreveu um livro. Agora, um curso on-line organizado pela Aquifolium, empresa especializada em educação virtual, vai mostrar como a metodologia pode ser adaptada à realidade brasileira. E para dar uma visão dos desafios reais, o Fazer a Ponte no Brasil conta com a participação do próprio José Pacheco, idealizador da iniciativa portuguesa, e de educadores do Projeto Âncora, instituição de ensino localizada em Cotia (SP) que adotou a abordagem. O curso começa em fevereiro, é pago e as inscrições podem ser feitas por aqui.

“Sempre escutamos: ‘a Escola da Ponte é ótima, mas só funciona porque foi em Portugal’. Ou: ‘quero ver dar certo no Brasil’. As pessoas falam isso como se as crianças e os professores daqui fossem muito diferentes dos portugueses. Na verdade, não são. Temos muita coisa em comum”, diz Wilson Azevedo, coordenador do curso. Desde 2006, a Aquifolium ministra um curso virtual sobre a metodologia da Ponte.Mas esse curso foi montado especificamente para falar sobre como a abordagem pode ser usada no Brasil. A Escola da Ponte é mundialmente conhecida por propor um modelo em que os alunos não são agrupados nem por turma nem por idade, mas se organizam conforme seus interesses e só fazem prova quando consideram estar prontos.

crédito Sborisov / Fotolia.comCurso on-line com José Pacheco ensina a ‘fazer pontes’

De acordo com Azevedo, no país há várias experiências de escolas que refazem seus projetos político-pedagógicos para usar algumas das abordagens da Ponte. Mas a participação do Âncora é especial porque ele já foi concebido a partir dessa concepção. “Os educadores do Âncora vão ajudar a responder à perguntas como: ‘se eu quiser começar do zero, como eu faço?’”, explica Azevedo.

O curso dura três semanas com dedicação estimada de 30 horas por parte dos alunos. Na primeira semana, os coordenadores do curso farão um nivelamento sobre informações a respeito da Escola da Ponte. Contarão seus pressupostos e detalharão seu funcionamento. Na segunda semana, os alunos terão a oportunidade de dialogar diretamente com o José Pacheco e com os educadores do Âncora. Todas essas interações ocorrerão em uma lista de discussões e os ilustres convidados responderão a dúvidas dos alunos e compartilharão suas experiências. Na terceira e última semana, os alunos deverão consolidar o que aprenderam e planejar próximos passos.

Todas as atividades do curso serão assíncronas, ou seja, nenhuma delas terá hora marcada. Isso quer dizer que o aluno poderá fazer seu horário livremente. Ao fim do curso, os participantes que entregarem um relatório de atividades receberão um certificado de conclusão. O curso acontece de 2 a 21 de fevereiro e custa R$ 460. Os primeiros a se inscrever ou grupos de mais de seis educadores formados por secretarias de Educação recebem 50% de desconto.

Mais informações

O quê: curso on-line Fazendo a Ponte no Brasil
Quando: de 2 a 21 de fevereiro
Dedicação estimada: 10 horas/semana, em 3 semanas
Para quem: Educadores em geral, professores da rede pública ou privada de nível fundamental, médio ou superior, profissionais da educação corporativa, estudantes de pedagogia
Pré-requisitos: conexão estável com a internet
Aulas presenciais: não
Certificado: sim
Inscrições: pelo site.

 

TAGS

educação online, escola da ponte, projeto âncora

  • Bom dia! Gostaria de fazer o curso on-line do Professor Pacheco, ainda posso me inscrever? Att.

  • Vida

    Olá!
    Haverá outro curso on-line com José Pacheco em 2014?
    Gostaria muito de fazer!
    Agradeço e aguardo.

  • Maria Vitoria de Souza Alcantara Figueiredo

    Gostaria de informações de como se inscrever no curso on-line

  • irene

    Olá Colegas

    Gostaria de saber se haverá outro curso com o professor José Pacheco?

    Obrigada

  • Elisangela Serra

    Bom dia! Gostaria de fazer o curso online do professor Pacheco como faço?

  • Edeliane Rios

    Gostaria de saber quando irá acontecer o curso online novamente, pois tenho muito interesse em realizá-lo. Grata

  • ELIANA SOARES RIBEIRO

    ME INTERESSEI PELO CURSO E GOSTARIA DE RECEBER NOTÍCIAS SOBRE A INSCRIÇÃO PARA A PRÓXIMA TURMA…

  • ione de araujo botelho

    Soy arte educadora, moro em Beli Horizonte, MG, Brasil .Acredito na educação pela arte, na educação para e ser integral. Tenho muito interesse em fazer intercambio na Escola da ponte e confirmar meus conceitos educacionais, Gostaria de um contato direto com esta instituição.