Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Crédito: Grimaldello / Fotolia.com

Inovações em Educação

Curso online prepara alunos para estudar

Com o conteúdo desenvolvido pelo educador Fábio Mendes, as aulas utilizam vídeos e apostilas para tornar o aprendizado mais fácil

por Marina Lopes 27 de março de 2015

Estudar, estudar e ter a sensação de que não conseguiu aprender. Quem nunca passou por uma situação parecida? O curso online “Como estudar?” promete ajudar os estudantes que estão com essa dificuldade. Desenvolvido pelo Aulalivre.net e a Autonomia Soluções em Educação, o conteúdo é ministrado pelo educador Fábio Mendes, que em janeiro publicou um artigo no Porvir explicando o seu método de quatro etapas que ensina alunos a estudarem sozinhos e adquirirem mais autonomia.

Leia também: Aprenda como estudar em quatro etapas

A ideia do curso é fazer com que os alunos não percam mais tempo estudando da maneira incorreta. Estruturado em 15 aulas rápidas, ele apresenta tópicos como a diferença entre estudar e revisar, quais hábitos podem impedir um bom aproveitamento, como criar um ambiente adequado para o aprendizado, por onde começar e de que forma conciliar jogos e entretenimentos com o estudo.

“A maior dificuldade dos alunos é que eles não sabem estudar. Não tiveram aula sobre isso na escola. Cada um acaba estudando de um jeito. Para alguns funciona, mas para outros, não”, afirma Fábio Mendes, que é sócio-diretor da empresa Autonomia Soluções em Educação. Segundo ele, isso é recorrente em diversas faixas etárias, tanto que o curso pode ser útil para alunos do ensino fundamental até candidatos que estão se preparando para prestar um concurso público.

Cada aula é composta por um vídeo com duração média de dez minutos. Além disso, o estudante pode baixar apostilas que servem de material complementar. A ideia é que ele tente aplicar o método aprendido no curso nos seus momentos de estudo. Ao assistir uma aula que fala sobre o ambiente adequado, por exemplo, um exercício interessante seria o aluno ir até o seu local de estudo e analisar se ele está de acordo.

A maior dificuldade dos alunos é que eles não sabem estudar. Não tiveram aula sobre isso na escola

“Muitos alunos dizem que não conseguem estudar sozinhos.” Para Fábio, além da falta de conhecimento sobre como fazer, isso também é reflexo do hábito de separar horários e locais inadequados de estudo.

O curso foi lançado no começo de março e até agora já tem mais de seis mil alunos inscritos. Os conteúdos são gratuitos e disponibilizados de forma gradativa na plataforma, às segundas, quartas e sextas. No total já existem oito aulas disponíveis. Até o próximo mês o material deve estar completo.

Além de auxiliar estudantes, o curso também pode ser útil para professores que desejam trabalhar o método com os seus alunos. Uma dica apresentada por Fábio é que eles desenvolvam oficinas de estudo aplicadas ao conteúdo da sua disciplina. Para isso, também podem recorrer ao seu livro “A Nova Sala de Aula”, da Autonomia Editora.

TAGS

videoaulas

  • Coomo faco inscrisao?

    • Fábio C. Ribeiro Mendes

      Oi Zilena! Acessa aulalivre.net e clica no curso. Daí é só seguir as instruções, bem fácil. Abraço!

  • Pingback: Você sabe estudar? | Porvir()

  • Myrian

    Ótima iniciativa, atualmente com tantas opções de diversos tipos de ensino on-line, aprender a disciplina e metodologia para estudar sozinho ajuda e muito!

  • Pingback: Curso online prepara alunos para estudar | Inov...()

  • Fabíola Marques Mendonça

    Parabéns!!! muito sábia sua visão Sr. Fábio Mendes,muito obrigada, Deus lhe abençõe mais e mais, recompensando seu empenho em desejar orientar os seus semelhantes para que sejam beneficiados! JESUS TE AMA! Forte abraço.

    • Fábio C. Ribeiro Mendes

      Nossa! Obrigado! Um abraço muito forte :)