Curso online grátis traz novas estratégias a gestores - PORVIR
Crédito: Gajus / Fotolia.com

Inovações em Educação

Curso online grátis traz novas estratégias a gestores

Coursera e Fundação Lemann oferecem o primeiro módulo do curso Gestão para a Aprendizagem, que busca aperfeiçoar processos

por Redação ilustração relógio 22 de maio de 2015

O Coursera, site que disponibiliza aulas online das maiores universidades e instituições de ensino do mundo, oferece em parceria com a Fundação Lemann o curso Gestão para a Aprendizagem: Módulo Gestão Estratégica (clique aqui para se inscrever), que tem como objetivo formar gestores e coordenadores escolares que buscam a melhoria dos processos de aprendizagem em suas escolas, demonstram dedicação e vontade de aprender e qualificar suas práticas.

“O curso inclui instrumentos práticos, como a caracterização da comunidade escolar, a avaliação de eficácia, a análise SWOT e o plano de ação, aproximando a formação da realidade vivida diariamente pelos gestores”, explica Guilherme Antunes, coordenador de projetos da Fundação Lemann.

Totalmente online e gratuito, o primeiro módulo do curso Gestão para a Aprendizagem tem duração de seis semanas, com cerca de cinco horas semanais, além do certificado de conclusão. Um outro certificado, chamado de reconhecido, que atesta a real participação do aluno nos exercícios, custa US$ 49.

Veja como o curso está dividido:

1. Introdução à gestão – Nesta unidade o aluno conhecerá os conceitos de Administração e Gestão Escolar. A unidade também aborda a Gestão com foco na aprendizagem e o papel do gestor para a melhoria da qualidade.

2. Gestão estratégica – O aluno conhecerá as dimensões do trabalho do gestor, indicadores de qualidade em educação e a importância do planejamento.

3. Planejamento Estratégico – Oferece as diretrizes do planejamento estratégico e algumas etapas que compõem a sua elaboração.

4. Cenário da Escola – Apresenta instrumentos que contribuem para mapear o cenário da escola e a elaboração do planejamento estratégico: caracterização da comunidade escolar, avaliação da eficácia de eficácia escolar e a avaliação estratégica.

5. Plano de Ação – Traz um passo a passo para a realização de um plano de ação, a fim de que a equipe escolar possa desenvolver suas ações orientadas por um planejamento estratégico.

Clique aqui para conhecer as referências bibliográficas do curso 


TAGS

coursera, cursos, educação online, formação continuada, fundação lemann, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x