Curso discute criação de espaços para aprendizagem colaborativa - PORVIR
Crédito: charles taylor / Fotolia.com

Como Inovar

Curso discute criação de espaços para aprendizagem colaborativa

Programa online INOVA-EDU traz módulos que explicam o papel de espaços de aprendizagem para desenvolver criatividade e engajamento dos alunos

por Redação ilustração relógio 26 de fevereiro de 2016

Desenhado especialmente para pessoas que acreditam na importância da criação de novos ambientes de aprendizagem para despertar a criatividade e a vontade de aprender, o curso INOVA-EDU tem como objetivo ajudar criação de ambientes interativos de cocriação e de investigação-aprendizagem, que potencializam as relações colaborativas. Em outras palavras, o curso mostra aos participantes novas possibilidades de configuração de espaços que favoreçam a aprendizagem em grupo, o exercício da autonomia pessoal e o espírito criativo.

Profissionais de organizações educacionais de todos os níveis, universidades e centros de pesquisa, empresas, empreendedores e inovadores que desejam criar novos projetos e processos educacionais podem participar da segunda edição da formação online, que tem início no dia 23 de março.

O conteúdo do curso será dividido em sete módulos. Cada um é composto por um texto, uma videoaula e um desafio, material que pode ser encontrado no ambiente virtual exclusivo para os alunos. A organização sugere que os participantes façam um módulo a cada três dias e dediquem duas horas por módulo, totalizando 21 dias de curso. Mas, vale ressaltar que, apesar da sugestão, todo o material ficará disponível na plataforma por tempo indeterminado.

Como aula de introdução, será abordada a situação atual dos ambientes educativos e as suas defasagens, mostrando como e por que esses não acompanham as necessidades das novas gerações. Já no segundo módulo, ganham espaço os fundamentos interativistas de ambientes inovadores de aprendizagem, ressaltando a importância da interação no processo de aquisição de conhecimento. Em seguida, as tecnologias sociais de livre-aprendizagem, como cocriação interativa e processos compartilhados de investigação-aprendizagem serão abordadas no terceiro módulo.

O próximo tema a ser trabalhado trata do espaço físico, virtual e social de ambientes de livre aprendizagem. No quinto módulo, os participantes irão entender mais sobre constituição e capacitação da rede inicial de netweavers (pessoas que criam redes online) e catalisadores de processos de investigação-aprendizagem. Ou seja, os participantes poderão entender como é criada e treinada uma rede de pessoas que, por sua vez, criam redes e pessoas que aceleram e incentivam processos aprendizagem a partir da curiosidade e investigação.

Como saber se os alunos estão aprendendo com processos de livre-aprendizagem é o tema do penúltimo módulo. E, por fim, no sétimo módulo, os organizadores do curso irão tirar as dúvidas dos participantes, dar dicas práticas sobre o que fazer e não fazer, além de elaborar um resumo geral dos temas abordados na formação.

O investimento para participar do curso é de R$ 900,00, valor pode ser parcelado em até dez vezes.


TAGS

aprendizagem colaborativa, autonomia, cursos, educação online, formação continuada, novos espaços

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x