Educação como Projeto de Nação - PORVIR

Blog

Educação como Projeto de Nação

O Ministério da Educação Aloísio Mercadante afirmou que está aberto a trabalhar com os demais setores da sociedade para transformar a educação em um projeto de país

por Redação ilustração relógio 11 de julho de 2012

O que disse o Ministro:

A educação tem que se tornar um projeto de país. “Somos a sexta economia e o segundo maior produtor de alimentos do mundo, uma nação sem guerras, com soberania energética, liderança e destaque na diplomacia internacional. Mas não é só isso. A educação é o nosso desafio mais importante e mais complexo.”

As campanhas pela educação têm que reconhecer as dificuldades, mas também valorizar o que está sendo feito de bom. “Para a população entender que a educação não é boa, é só abrir o jornal. Por outro lado, é difícil convencer o pai de que a escola não melhorou, porque a escola dele era pior. Por isso, temos que falar dos problemas, mas também dar esperança. Combinar as duas coisas. Do contrário, comprometemos a autoestima.”

O Ministério da Educação está aberto a trabalhar com os demais setores da sociedade. “Até porque educação é que nem futebol: todo mundo conhece e quer dar sugestão.”

 

Propostas:

“Minha crença é que, para a gente fortalecer o ensino público brasileiro, primeiro precisamos fazer com que a sociedade se aproxime da educação. O dia em que a gente conseguir que a educação pública seja um valor social, vamos conseguir colocá-la como pauta da nação.”
Maíra Pimentel
Ensina!

 

“Precisamos fazer com que várias políticas se harmonizem entre si e toquem juntas, como uma orquestra. Não existe instrumento numa orquestra que, se tocado sozinho, vá fazer com que a música final seja muito boa. A gente tem que garantir que todas as políticas educacionais – que são igualmente importantes, porque a educação é multifatorial – funcionem de forma harmônica para garantir que o aluno esteja na escola, alfabetizado na idade certa, aprendendo tudo aquilo que ele tem direito de aprender em todas as séries, para concluir o ensino médio no tempo certo e estar preparado para o trabalho, para a vida em sociedade, para a cidadania, para ter qualidade de vida, para a gente poder ter no Brasil uma maior distribuição de renda, justiça social. A educação é um veículo importantíssimo para a gente ter uma vida melhor para cada um dos brasileiros e para o Brasil todo. Aí sim, a gente consegue garantir novas tecnologias, inovação, botar esse país para crescer de forma sustentada.”
Priscila Cruz
Todos pela Educação

 

A origem de um bom modelo educacional está no projeto de país. Os esforços precisam acontecer em todos os âmbitos e setores da sociedade. Precisamos dispor de mais fóruns dialogados para a construção desse projeto de nação. Já existem milhares de inciativas sendo realizadas. É preciso articular tudo isso. Tem muito empresário interessado por esse assunto, mobilizado por isso, fazendo coisas ou não. Esse tema está preocupando todo mundo.”
Françoise Trapenard
Fundação Telefônica/Vivo

 

“A razão pela qual a educação não prospera é que a população entende que ela é boa, mas nós sabemos que isso é uma má interpretação de um público pouco informado. A presidente deveria levantar a bandeira de que a educação não é boa. O assunto precisa a aflorar. Só colocando o bode na sala é que o problema vai ser resolvido. Se não houver pressão, os prefeitos vão fazer o básico. A população precisa ter consciência disso, e o MEC poderia assumir essa causa.”
Jair Ribeiro
Parceiros da Educação

 

“A presidente está num momento muito bom, e a gente tem que aproveitar isso ao máximo. A sugestão é que ela faça esse chamamento a toda a sociedade, coloque a educação como uma bandeira, para que a gente possa avançar nessa agenda. O MEC tem respeitado o que já vem sendo feito e tem permitido que a sociedade entenda o que também pode fazer, sugerindo coisas novas, provocando, sempre na perspectiva de inovar e ser propositiva.”
Priscila Cruz
Todos pela Educação

 


TAGS

instituto inspirare, plano nacional de educação, série de diálogos, todos pela educação

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x