Escola ainda “engatinha” na formação de atletas no Brasil - PORVIR

Saiu na Mídia

Escola ainda “engatinha” na formação de atletas no Brasil

por Redação ilustração relógio 27 de junho de 2016

As aulas de educação física geralmente fazem sucesso entre crianças e jovens. Quem não gosta de brincar e correr com os amigos? Mas, essa falta de atenção com a formação esportiva é um dos motivos pelos quais as escolas não são grandes formadoras de atletas. Segundo a professora doutora do Departamento de Esportes da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Maria Tereza Böhme, esse papel fica com os clubes esportivos.

Ela defende que a estrutura fechada dos clubes dificulta o acesso de quem quer ser um esportista. “O clube é um espaço muito restrito, você tem que pagar um título para usar. O sócio quer aquele espaço todo para ele, não quer ceder para um trabalho de formação esportiva”, completa.

Apesar disso, existem iniciativas públicas que conseguem atender a demanda, pelo menos uma parte dela. É o caso do projeto Futuro Campeão, voltado para a formação de atletas de alto rendimento. O projeto do governo do Distrito Federal já construiu 11 centros que, juntos, atendem mais de 15 mil pessoas.

 


Leia a matéria original em Exame

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x