Eventos e iniciativas aproximam mulheres da tecnologia - PORVIR
crédito Pavel Ignatov / Fotolia.com

Inovações em Educação

Eventos e iniciativas aproximam mulheres da tecnologia

No Dia Internacional da Mulher, conheça projetos, empresas e instituições que realizam programas para reduzir a desigualdade de gênero no setor

por Fernanda Kalena ilustração relógio 6 de março de 2015

No próximo domingo é comemorado o Dia Internacional da Mulher e muitas empresas, organizações e iniciativas de tecnologia e programação aproveitam a data como gancho para aproximar mulheres do mundo da inovação e dar mais visibilidade para as que já estão inseridas nesse mercado.

É o caso da ONG Girls in Tech, que nasceu nos Estados Unidos em 2007 e hoje já está presente em mais de 30 países, inclusive no Brasil. “Surgimos pela necessidade de criar uma rede de mulheres que trabalham com tecnologia e prover um espaço para elas conversarem, trocarem experiências e pensarem projetos”, conta a diretora da iniciativa no Brasil, Estelle Rinaudo.

Ela destaca que o baixo número no mercado de tecnologia não é um condição exclusivamente brasileira, mas que aqui as próprias mulheres ainda são resistentes a entrar nesse nicho por o acharem que é “coisa de homem”. “Hoje não é mais assim, é muito mais fácil criar um site, um aplicativo, encontrar um parceiro para colocar uma ideia em prática, conseguir um fundo. Falta o conhecimento que o mercado de tecnologia mudou e está muito mais aberto”, argumenta.

Para mostrar essa abertura, o Porvir reuniu os eventos que vão acontecer na próxima semana e as principais iniciativas que aproximam mulheres da programação, tecnologia e cultura digital. Confira!

Eventos:

Semana da Mulher na Tecnologia
Série de eventos práticos e discussões com foco nas mulheres na área de tecnologia vão ser realizados entre os dias 9 e 13 de março, em empresas como Microsoft e Twitter. Veja a programação completa aqui.

Women Techmakers
Os escritórios do Google de Belo Horizonte e de São Paulo vão sediar discussões com líderes da indústria, oficinas técnicas e sessões de design Sprint, nos dias 7 e 14 de março, respectivamente.

Iniciativas

Girls in Tech
ONG que inspira e fomenta o crescimento e presença de mulheres inovadoras e empreendedoras no ambiente de tecnologia. Realiza almoços para networking (o próximo será realizado em março, mas ainda está sem data definida); dia de coworking, onde levam mulheres para passar o dia de trabalho em alguma empresa de tecnologia; e ainda este ano vão promover o Lady Pitch Night, evento que já acontece no Estados Unidos, no qual empreendedoras são estimuladas a apresentarem seus projetos.

Mulheres 50+ em Rede
Oferece capacitação digital para mulheres a partir dos 50 anos, que já tenham um pequeno negócio. Proporciona conhecimentos sobre recursos digitais e estimula a inovação e criatividade no empreendedorismo, em oficinas realizadas semanalmente.

RodAda Hacker
Oficina de programação desenhada para meninas e mulheres. Com o objetivo de construir projetos e recriar as tecnologias da rede que podem envolver programação de sites, desenvolvimento de jogos, bancos de dados, produção de aplicativos para redes sociais.

Technovation
Projeto que inspira meninas e mulheres em uma competição de empreendedorismo e programação. Durante quase três meses, as participantes irão se juntar em times para aprender a programar um aplicativo e elaborar o seu plano de negócios.

Girls Who Code
Juntamente com educadoras, engenheiras e empresárias, a iniciativa desenvolveu um novo modelo para a educação de ciência da computação, programação e robótica. Realiza programas de imersão em escolas dos Estados Unidos.

Women Who Code
Iniciativa dedicada a inspirar mulheres a se destacarem em carreiras tecnológicas. Organiza grupos de estudos técnicos em programação, faz orientação e mentoria profissional e proporciona ambientes de networking com investidores.

She++
Coletivo criado por estudantes da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, busca encorajar estudantes mulheres a se matricularem na primeira disciplina de ciência da computação. També realizam uma conferência anual que reúne estudantes mulheres da tecnologia e grandes nomes femininos do setor.

Ladies Learning Code
Movimento canadense que busca aproximar mulheres da linguagem da programação. Realiza workshops para aumentar o número de mulheres no mercado tecnológico.


TAGS

programação, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x