Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Saiu na Mídia

Famílias adeptas da ‘desescolarização’ tiram filhos do colégio em São Paulo

por Redação 13 de fevereiro de 2017

Em bairros paulistanos, como Aclimação ou Vila Madalena, e até mesmo em cidades do interior, como Joanópolis e Piracaia, pais de classe média e alta estão optando por tirar os filhos da escola ou sequer matriculá-los. Eles são adeptos da chamada desescolarização, uma prática que valoriza o aprendizado fora da escola.

Entre as adeptas, está a educadora Ana Thomaz, 49, que vive como o marido, os filhos e outra família em um sítio na cidade de Piracaia. Ela conta que aos 13 anos o filho pediu para sair do colégio porque sentia que gostaria de fazer algo diferente, mas não tinha tempo. Atendendo ao pedido dele, hoje as quatro crianças que moram no local não têm uma rotina pré estabelecida. Elas desenvolvem o seu potencial de criação e o que ela chama de “auto-responsabilidade” a partir da livre exploração.

A prática ainda está em discussão na justiça e costuma enfrentar resistência nos tribunais. Isso porque um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente diz que os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular os filhos na rede regular de ensino.

Leia a matéria original em Folha de S. Paulo