Ferramenta de gestão facilita trabalho do professor - PORVIR
ktsdesign / fotolia.com

Inovações em Educação

Ferramenta de gestão facilita trabalho do professor

Pauta Online facilita a comunicação com os alunos, auxilia na organização de atividades e permite a criação de cursos a distância

por Marina Lopes ilustração relógio 10 de julho de 2014

Só quem é professor sabe quanto tempo é gasto para organizar suas atividades, principalmente quando se trabalha em duas ou três instituições diferentes. Para facilitar a rotina de educadores, a plataforma Pauta Online ajuda a gerenciar conteúdos de aulas, acompanhar o desempenho dos alunos, criar cursos a distância e concentrar o envio de trabalhos em um mesmo local.

A ferramenta foi idealizada pelos professores Marcilene Scantamburlo e Jorge Valardan, da área da tecnologia da informação. A ideia surgiu a partir das próprias necessidades que eles observavam no dia a dia. “Eu queria ter um local em que pudesse concentrar todos os meus materiais de aula, independente da instituição, que eu conseguisse me comunicar com os meus alunos e manter contato com os antigos”, contou Marcilene, que é gerente de projetos da empresa de tecnologia Web Road Mídias & Sistemas.

As funcionalidades da plataforma de gestão foram desenvolvidas e adaptadas com base em conversas e pesquisas feitas com professores. Disponível para acesso pelo computador ou dispositivos móveis, ela permite a criação de fóruns e salas de bate-papo, publicação de textos, arquivos e links, além de concentrar a distribuição e o envio de trabalhos. A ferramenta ainda possibilita a concentração de todos os materiais e as classes que o professor leciona em um mesmo local. Com isso, ele pode organizar as suas turmas e com facilidade consegue copiar conteúdos e salvar arquivos.

Na Pauta Online o professor também pode acompanhar o envolvimento do aluno com os conteúdos. Ele tem acesso a dados e estatísticas de quantas vezes o estudante entrou no sistema, quais aulas abriu e quanto tempo ficou on-line. De acordo com a idealizadora, existem projetos em desenvolvimento para melhorar essa avaliação de desempenho por meio de ferramentas de análise de dados, que irão permitir o estabelecimento de padrões de aprendizagem para cada aluno.

‘Hoje nós temos uma distância muito grande entre professores e alunos’

“Hoje nós temos uma distância muito grande entre professores e alunos”, afirmou. Segundo ela, com o uso de ferramentas on-line, é possível aproveitar o interesse dos alunos pela tecnologia para melhorar essa comunicação. Conforme os professores começam a observar esses benefícios, eles decidem aderir a esses recursos.

“A maior dificuldade para a implantação de qualquer tecnologia em sala de aula ainda é o professor. Enquanto ele não perceber a melhoria que ela traz para a sua vida na sala de aula, vai encarar isso apenas como uma forma de ter mais trabalho”, pontuou Marcilene.

Utilizando a plataforma

A partir de um cadastro gratuito, o professor tem um espaço de armazenamento de 5 MB e pode gerenciar uma classe com até 30 alunos. Para ter acesso a um espaço de armazenamento maior e o cadastro de mais estudantes, é possível aderir a planos mensais a partir de R$ 15,90 para um total de 100 alunos. Todos os conteúdos são armazenados na tecnologia em nuvem, sem a necessidade de servidor, downloads ou instalações.

‘A maior dificuldade para a implantação de qualquer tecnologia em sala de aula ainda é o professor. Enquanto ele não perceber a melhoria que ela traz para a sua vida na sala de aula, vai encarar isso apenas como uma forma de ter mais trabalho’

Outra opção disponível na ferramenta é a criação de cursos on-line, que podem ser gratuitos ou pagos. O conteúdo e o formato das aulas podem ser totalmente adaptados, de acordo com as necessidades do professor. Para os cursos que forem disponibilizados de forma gratuita, não é cobrado nenhum valor. Já para os pagos, desconta-se 30% da receita gerada pelo curso. “O nosso objetivo é melhorar a qualidade da educação. Se o professor não cobra pelo curso, nós também não iremos cobrar”, explicou a professora e empreendedora.

Para aprender a utilizar a plataforma e tirar dúvidas sobre formas de inserir conteúdos e criar cursos, os professores podem contar com apoio da equipe do site. Os usuários podem ligar, enviar dúvidas por e-mail ou contar com o suporte on-line por Skype.

Além de aceitar cadastros de professores avulsos, a Pauta Online também possui pacotes para atender escolas e educação coorporativa de empresas. As ferramentas podem ser totalmente flexibilizadas e customizadas, de acordo com as necessidades específicas de cada instituição.


TAGS

aplicativos, empreendedorismo

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x