Formação para facilitação de grupos tem inscrições abertas - PORVIR
lenets_tan / Fotolia.com

Como Inovar

Formação para facilitação de grupos tem inscrições abertas

Treinamento em São Paulo é realizado em grupo e inclui atividades práticas

por Redação ilustração relógio 24 de fevereiro de 2017

A Jornada da Facilitação, uma formação em três módulos de um fim de semana cada, com intervalos de dois meses entre eles, em São Paulo, está com inscrições abertas. O treinamento, promovido pela consultoria em desenvolvimento humano Kailo, prepara os participantes a facilitar processos de planejamento, cocriação, tomada de decisão, gestão da mudança, aprendizagem e desenvolvimento, inovação, conversas difíceis, dentre outros.

Para formar facilitadores que ajudam grupos a se entenderem e alcançarem objetivos, a formação será prática, realizada em um espaço no qual os participantes poderão se enxergar na condição de facilitadores e refletir sobre esse papel. Alguns conteúdos e metodologias que serão abordados na Jornada são:

– Como fazer boas perguntas;
– Como tomar decisões em grupo;
– Conversas difíceis;
– Os 4 níveis das organizações e como nós nos relacionamos com eles;
– 3 Ds das conversas (Debate, Discussão e Diálogo) e quando aplicá-los;
– Círculo;
– Pro Action Café;
– Jogos cooperativos;
– Atividades artísticas.

Além disso, os participantes terão que resolver desafios individuais e terão a oportunidade de realizar facilitações em contextos reais durante os intervalos entre os módulos. O objetivo do curso é que os participantes incorporem a facilitação e comecem a aplicá-la continuamente no seu dia a dia — seja no contexto organizacional, seja nas relações pessoais.

O primeiro módulo, que será realizado nos dias 18 e 19 de março, é chamado de Inspirar. Nesses dois primeiros dias, serão compartilhados os conceitos e ferramentas usados pela consultoria, conteúdos e habilidades fundamentais para o facilitador. Também são propostas vivências para criar um senso de comunidade no grupo.

A segunda etapa, chamada de Transformar, acontece nos dias 20 e 21 de maio. As atividades propostas vão trabalhar autoconhecimento, autopercepção, escuta e cuidado com o grupo. Outros temas tratados são conversas difíceis e resolução de conflitos.

O último módulo, em 15 e 16 de julho, é conhecido como Expirar e será totalmente dedicado à prática. Segundo a consultoria, expirar é o movimento que se segue a um mergulho profundo. Os participantes serão desafiados a se assumirem como facilitadores e espaços serão criados para que eles exercitem os conhecimentos construídos.

São facilitadores da jornada Alex Bretas, cofundador da Multiversidade e pesquisador na área de aprendizagem de adultos; Mozana Amorim, publicitária e especialista em comunicação estratégica para causas sociais; e Paula Manzotti, anfitriã de conversas significativas, facilitadora de processos participativos e coach ontológica.

Em todos os finais de semana, a formação ocorre das 9h às 18h, no Espaço Envolve (Rua França Pinto, 926, Vila Mariana ). Para se inscrever, clique aqui. O investimento requerido é de R$ 1.450,00 reais à vista ou parcelado em até 6x sem juros de R$ 242. Mais informações estão disponíveis aqui.


TAGS

cursos

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x