O futuro do Português - PORVIR

Saiu na Mídia

O futuro do Português

por Redação ilustração relógio 5 de julho de 2016

Muita gente tem dificuldade em entender como é que surgem tantas palavras novas em um curto espaço de tempo. Os mais velhos ficam impressionados com o vocabulário dos mais novos. E isso pode ser explicado pelo caráter mutável da língua portuguesa aqui no Brasil.

Segundo a SUPER, as línguas são moldadas pelas necessidades dos usuários e não pelas regras gramaticais. Isso significa que, a cada dia, novas palavras são introduzidas no nosso dicionário (o verbal, e não aquele dicionário tradicional, que é mais difícil para aceitar mudanças), outras são cortadas e novas são criadas. Nós também nos apossamos de muitas palavras de outras línguas. Show, blockbuster, best seller, suflê, purê, bufê, marketing, target e fashion são só alguns dos exemplos. Segundo o filósofo da USP, Mário Viaro, se tirarmos todos os estrangeirismos, 70% do nosso vocabulário vai embora.

Os pesquisadores da língua defendem que o modo como a população fala vai determinar o funcionamento da língua e como ela será daqui a alguns (vários) anos. Por exemplo, é possível que, daqui a algum tempo, não exista plural ou singular, masculino ou feminino. O linguista Ataliba de Castilho explica que “estamos colocando a pessoa o número no pronome, e o tempo e o modo no elemento anterior ao verbo”. Por exemplo: “ele” vira “ei”, “eles” vira “eis” e sair, no futuro, a frase “eles vão sair” fica “eisvaisair”.


Leia a matéria original em SUPERinteressante

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x