Google Science Fair lança sua quinta edição - PORVIR
Crédito: freshidea / Fotolia.com

Inovações em Educação

Google Science Fair lança sua quinta edição

Inscrições para feira de ciências virtual, que abre diálogo entre grandes CEO’s e estudantes conectados, estão abertas

por Bruno Jacob ilustração relógio 3 de março de 2015

Nomes de referência em suas áreas de atuação, Google, Lego, National Geographic e outras marcas estão trabalhando conjuntamente para realizar a quinta edição da Google Science Fair, uma espécie de feira de ciências toda virtual, que inclui hangouts com especialistas e uma final na sede da empresa, na Califórnia, nos Estados Unidos. Até o dia 19 de maio, estudantes de 13 a 18 anos poderão inscrever projetos de pesquisa para concorrer a prêmios que chegam a US$ 50 mil.

Os projetos podem ser inscritos individualmente ou em grupo, e podem ser dos mais variados – de um projeto de impacto social a um experimento de astrofísica (veja lista completa de temas no site). É preciso enviar pela internet um relatório redigido e postar um vídeo no YouTube ou uma apresentação de até 20 slides apresentando o projeto, acompanhado de autorização do responsável pelos participantes.

A ideia da feira nasceu a partir dos funcionários, inspirados nos eventos escolares do gênero. “Muitos deles participaram de feiras de ciências durante o ensino médio e sabem como elas são importantes na formação de novos cientistas. A Google Science Fair surgiu da vontade desses funcionários de criar uma competição de ciências que fosse democrática e permitisse aumentar o engajamento de jovens em projetos científicos no mundo todo”, afirmou Victor Neto, organizador do evento no Brasil, em conversa com o Porvir.

Segundo ele, vários trabalhos foram para frente depois da feira, inclusive um de dois brasileiros, Raíssa Muller e Gabriel Chiomento . “Os estudantes do Rio Grande do Sul ganharam o prêmio local da Google Science Fair de 2014 por criarem um material que pode auxiliar a despoluir água contaminada por óleos como o petróleo. O projeto já tem a patente em andamento e potencial de mitigar contaminações em águas doces e marinhas”, contou Victor, que também chamou a atenção para o fato de a feira ser democrática. “Qualquer jovem pode submeter sua pesquisa on­line e concorrer a uma oportunidade de expor seu projeto para cientistas de primeira linha na final da competição”.

As inscrições para a Google Science Fair podem ser feitas no site do evento.


TAGS

empreendedorismo, google, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x