Guia do eleitor: propostas para formação de professores - PORVIR

Inovações em Educação

Guia do eleitor: propostas para formação de professores

A experimentação precisa chegar à carreira de professor para que ele consiga aplicar um modelo inovador na sala de aula

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 24 de setembro de 2014

Porvir preparou dicas para ajudar eleitores a analisarem programas de governo. Saiba alguns pontos importantes que candidatos a presidente ou governador devem se preocupar para traçarem projetos inovadores para a educação brasileira.

Clique aqui para voltar: Guia do eleitor para educação inovadora

Professor experimentador
É o nó de toda a educação, porque corre-se o risco de replicar o sistema de formação dos estudantes, que não entrega resultado. Na instância do aluno, todo mundo já diz que ele não é uma caixinha que vai receber coisas e é preciso entender que o professor também não é. Ele só vai ser bom professor se experimentar, se ele vivenciar um processo de autoria.

Disciplinas do século 21
É preciso fazer com que as universidades, responsáveis pela formação inicial (pedagogia e licenciaturas), se mexam da mesma forma que a educação básica, que é quem está  correndo atrás de uma educação pautada para os dias de hoje. Não dá para colocar no mercado um professor que está defasado. Grandes universidades ainda não tem disciplinas sobre o uso de tecnologia na educação.

Adriana Martinelli, coordenadora de Inovação Acadêmica do Singularidades

Novo currículo
Criar propostas de revisão dos currículos de formação das universidades públicas, ampliando a carga horária prática, como atividades voltadas para a sala de aula e a residência pedagógica.

Formação continuada
Criação de reais possibilidades para formação continuada, com tempo de qualidade para o professor estudar com, por exemplo, licença sabática, e também de um período probatório efetivo com acompanhamento de professor mais experiente

Alice Damasceno, diretora-executiva do Península

Clique nos links abaixo e saiba que propostas os candidatos deveriam ter em seus programas de governo para construir uma educação integral inovadora:

educação integral tecnologia na educação


TAGS

educação integral, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x