Histórias inspiradoras para motivar educadores - PORVIR

Inovações em Educação

Histórias inspiradoras para motivar educadores

Porvir selecionou cinco palestras do TED de experiências
bem-sucedidas e inovadoras na área de educação

por Redação ilustração relógio 8 de julho de 2014

Pessoas e iniciativas que transformam suas realidades podem tornar-se também inspiradoras para quem procura vencer seus próprios desafios. Para incentivar a inovação pelo mundo, o TED realiza uma série de mini palestras gravadas em vídeo e disseminadas on-line, as chamadas TED Talks, com relatos de experiências bem-sucedidas. O Porvir selecionou cinco dessas palestras, todas com legendas em português e relacionadas à educação, para influenciar educadores e estudantes. Assista:

1. Educação inovadora em favelas

Palestrante: Charles Leadbeater (Inglaterra)

Especialista em inovação e criatividade, Leadbeater foi procurar novas formas de educação pelo mundo e as encontrou em favelas do Rio de Janeiro e em Kibera, no Quênia, onde os jovens estão estudando de formas diferentes. A tecnologia e os dispositivos móveis, por exemplo, estão instigando a curiosidade dos adolescentes e os estimulando a aprender.

2. A chave para o sucesso? Determinação

Palestrante: Angela Lee Duckwor (EUA)

A ex-consultora largou seu emprego para lecionar matemática para jovens do 7o ano de escolas públicas de Nova York. Com o tempo, percebeu que o QI dos estudantes não era o fator mais determinante para seu sucesso. Decidiu então estudar psicologia e hoje desenvolve uma pesquisa sobre o que considera o fator de maior relevância para uma pessoa ser bem sucedida: determinação.

3. O que eu aprendi com os meus irmãos autistas

Palestrante: Faith Jegede (Inglaterra)

Jegede conta sua história pessoal, sobre como foi crescer tendo dois irmãos autistas. Em sua palestra, questiona o que é ser normal e como a busca pelos padrões socialmente aceitos podem ser limitantes e muitas vezes impedir que a autenticidade e talentos individuais sejam revelados.

4. A sala de aula de 100 mil alunos

Palestrante: Peter Norvig (EUA)

Norvig é cientista da computação e sua palestra conta a história de quando ele lecionou uma disciplina na Universidade de Stanford sobre inteligência artificial. Ao ministrar o curso, percebeu o quão arcaico era o sistema de aula e criou um modelo de vídeoaula que chegou a mais de 100 mil alunos de mais de 200 países diferentes.

5. Minha filha, Malala

Palestrante: Ziauddin Yousafzai (Paquistão)

Yousafzai é pai de Malala, jovem paquistanesa que virou símbolo da luta pelo direito à educação das meninas de seu país após ter siso baleada pelo Taliban em 2012 enquanto caminhava para a escola. Ele é educador e defende em sua palestra a igualdade de oportunidades de educação e a autonomia de homens e mulheres independentemente de sua cultura.


TAGS

stanford, ted

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x