Microsoft libera pacote Office 365 para Educação - PORVIR

Inovações em Educação

Microsoft libera pacote Office 365 para Educação

Instituições de todo mundo podem usar, gratuitamente, na nuvem, ferramentas para gravação de vídeo e troca de conteúdo

por Redação ilustração relógio 28 de junho de 2012

A Microsoft anunciou que, a partir de hoje, vai disponibilizar o Office 365 para Educação gratuitamente para as instituições de ensino. O que, segundo eles, significa oferecer a professores e estudantes a oportunidade de aprender por meio de diferentes ferramentas em qualquer lugar, já que o pacote está baseado na nuvem. Lançado há sete meses no Brasil, o 365 Office já vinha sendo usado em empresas de todo o mundo, mas em versões pagas. Agora, escolas e universidades vão poder usar os serviços básicos livremente e terão subsídio na compra de serviços avançados.

O pacote inclui os tradicionais Word, Excel e Powerpoint, além de serviços mais sofisticados, como o Exchange Online, que reúne e-mail, calendário e contatos no computador, no telefone e na nuvem; o SharePoint Online, plataforma que ajuda na gestão de conteúdo e na criação de portais colaborativos; e o Lync Online, ferramenta de mensagens instantâneas que substituiu o Messenger. Como eles estarão na nuvem, os serviços não precisarão ser baixados e poderão ser usados a partir de celulares, computadores e tablets.

Microsoft oferece Office365 for Education gratuito para escolascrédito Silvano Rebani / Fotolia.com

“A nuvem e a aprendizagem on-line são os principais elementos de transformação da educação. O Office 365 para Educação proporciona uma plataforma de colaboração que mudará paradigmas”, disse Anthony Salcito, vice-presidente mundial de Educação da Microsoft.

Funcionalidades

Na prática, as instituições terão acesso gratuito ao sistema de e-mails e de mensagem instantânea, videoconferências e o compartilhamento on-line de documentos e edição dos arquivos em tempo real – algo muito parecido com o que já é oferecido pelo Google, mas com a vantagem, ressaltada pela Microsoft, da garantia do sigilo dos conteúdos e dados pessoas dos alunos.

“As escolas enfrentam orçamentos apertados e pressão para inovar e nós oferecemos tecnologia gratuita de qualidade para que elas possam modernizar suas práticas de ensino”

Além disso, os professores ainda podem criar projetos de aula, gravar palestras e publicá-las em sites de videoaulas. As informações usadas por eles em lousas digitais ficam registradas e podem ser acessadas posteriormente pelos alunos. “Levar a tecnologia até as mãos de alunos e professores é fundamental para melhorar o desempenho educacional e garantir que os estudantes estejam preparados para a universidade e para suas carreiras”, afirma Salcito.

Já no Brasil, os ganhos com o acesso gratuito a essas ferramentas passam também pela possibilidade de levar, com maior facilidade, tecnologia às instituições. “As escolas enfrentam orçamentos apertados e pressão para inovar e nós oferecemos tecnologia gratuita de qualidade para que elas possam modernizar suas práticas de ensino e preparar os alunos para o atual mercado de emprego”, completa Eduardo Campos, gerente geral de Office da Microsoft Brasil.

As escolas que tiverem interesse em adotar a ferramenta podem solicitar uma versão teste por 30 dias no site da Microsoft.


TAGS

aplicativos, microsoft, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x