Microsoft premia projetos educacionais inovadores - PORVIR

Inovações em Educação

Microsoft premia projetos educacionais inovadores

Concurso tem como foco incentivar a criação e o uso de tecnologias nos ambientes educacionais

por Vagner de Alencar ilustração relógio 7 de maio de 2012

Tratar a história do Brasil e do mundo como se fossem fatos cotidianos. Essa foi a ideia que inspirou o educador Marcus Vinícius, da Fundação Torino, em Minas Gerais, a criar o projeto Rádio História. Nele, alunos do 8º ano do ensino fundamental se tornaram repórteres de uma rádio virtual, em que narravam acontecimentos históricos como se fossem notícias atuais. O educador foi um dos vencedores, no ano passado, do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil, que há sete anos premia projetos inovadores em educação.

Microsoft premia projetos inovadorescrédito Sergej Khackimullin / Fotolia.com

Neste ano, em sua sétima edição, o concurso vai reconhecer os melhores projetos educacionais desenvolvidos por educadores de escolas públicas e particulares de todo o país. Os trabalhos podem ser enviados até o dia 6 de agosto de 2012.

Além de educador inovador (escola particular), o concurso vai premiar outras quatro categorias: educador inovador (escola técnica), inovações em colaboração, inovações em comunidade e inovações em conteúdo. O prêmio tem como foco incentivar a criação e o uso de tecnologias nos ambientes educacionais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem (veja todos os projetos vencedores de 2011).

Para ajudar o candidato, o site dá dicas de como os educadores podem fazer seus projetos. Os trabalhos serão avaliados por cinco especialistas em educação, e os vencedores receberão notebooks e bolsas de curso on-line de inglês.

Prêmio Mundial

O projeto brasileiro Educação Além dos Muros foi o grande vencedor da sétima edição do Fórum Mundial de Educação Inovadora 2011, que reúne os primeiros lugares de cada país onde a Microsoft realiza eventos nacionais. No ano passado, a premiação levou 120 projetos mundiais para Washigton, nos Estados Unidos.

Elaborado por Sandra Caldas, professora do Rio de Janeiro, o projeto Além dos Muros, focou na reinserção social de meninas detentas de 12 a 21 anos, que cumprem medida socioeducativa de internação. O objetivo do projeto era restabelecer o convívio social das jovens, a partir de atividades com estudantes de várias escolas. As meninas passaram então a criar vídeos educativos e a apresentar o material para alunos, levando mensagens sobre cuidados com meio ambiente, uso correto da água e poluição dos rios.


TAGS

microsoft, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x