MIT busca brasileiros inovadores com até 35 anos - PORVIR

Inovações em Educação

MIT busca brasileiros inovadores com até 35 anos

Serão selecionados 10 jovens com ideias criativas que, por meio da tecnologia, são capazes de combater problemas sociais

por Davi Lira ilustração relógio 9 de janeiro de 2014

O MIT, prestigiada universidade norte-americana, está em busca de jovens brasileiros com ideias inovadoras capazes de solucionar ou oferecer alternativas a problemas sociais. Esse é o principal objetivo do prêmio “Inovadores com menos de 35 anos”, comandado por uma de suas principais publicações, a MIT Technology Review. É a primeira vez que o prêmio, realizado desde 1999 em vários países do mundo, chega ao Brasil. Interessados podem tanto se inscrever quanto indicar candidatos por meio do site do evento até 16 de janeiro.

O objetivo da premiação é reconhecer jovens talentos com ideias inovadoras e buscar aproximá-los de pessoas e organizações influentes capazes de transformá-las em realidade. Com isso, a competição vai selecionar dez jovens inventores, visionários e empreendedores talentosos que criaram, por meio da tecnologia, soluções inovadoras de impacto social. Os candidatos devem ser profissionais ligados às diversas áreas da tecnologia, mas não é necessário que tenham vasta experiência no assunto. Entre as áreas de atuação possíveis estão internet, comunicação, informática, telecomunicações, energia, transportes, a nano e a biotecnologia.

crédito marchello74 / Fotolia.com

Os dez vencedores da competição terão suas ideias publicadas na edição em português da publicação. Os eleitos também participarão da cerimônia de premiação do evento, a ser realizada em março aqui mesmo no Brasil. Na ocasião, eles apresentarão seus projetos a uma plateia seleta de empreendedores e empresários do país. Também serão entregues premiações especiais para dois candidatos: a do Inovador do Ano e Inovador Social.

Os brasileiros vencedores da etapa nacional participarão da competição global, cuja final acontece nos EUA e reúne os campeões de países como França, Itália, Índia, México, Colômbia e Singapura. De todos, serão escolhidos os 35 melhores projetos. No encontro, os jovens terão a oportunidade de conhecer pessoas de sua idade que estão impactando o mundo com ideias inovadoras. A intenção é fazer com que os jovens transformadores  façam parte de uma comunidade global, que vão liderar as mudanças sociais e econômicas nas próximas décadas, segundo a MIT Technology Review.

Um dos principais apelos da premiação está mesmo na criteriosa seleção que é feita. Basta ver a lista de alguns antigos vencedores: Sergey Brin, do Google, Linus Torvald, desenvolvedor do Linux, Mark Zuckerberg, do Facebook, e David Karp, do Tumblr. Mas não são apenas projetos envolvendo a internet que são selecionados pelo prêmio. Evans Wadongo, um jovem queniano de 27 anos, por exemplo, ganhou um adas edição com um projeto de criação de uma lanterna alimentada por energia solar.

Para que a escolha dos jovens do Brasil esteja competitiva na etapa global da competição, a seleção será feita por uma equipe de especialistas nacionais e internacional. De acordo com a Fundação Estudar, parceira da iniciativa, para o julgamento, os juízes analisarão o nível de criatividade, audácia, atualidade e impacto social associados à solução proposta. Além da Estudar, a edição brasileira conta com outros parceiros, como a agência de inovação Inova Unicamp, e o Anjos do Brasil, entidade que apoia o empreendedorismo.

Assista o vídeo com o teaser de apresentação da premiação:


TAGS

empreendedorismo, mit

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x