Mooc em espanhol é opção para usuário brasileiro - PORVIR

Inovações em Educação

Mooc em espanhol é opção para usuário brasileiro

Pela semelhança com o português, cursos em castelhano do Miríada X são uma alternativa para quem não quer esperar traduções

por Davi Lira ilustração relógio 14 de novembro de 2013

Mesmo com a oferta cada vez maior de Moocs (os cursos on-line, abertos e gratuitos ofertados por universidades de renome), ainda é pequena a quantidade de cursos ofertados no idioma português, a exemplo dos já disponibilizados pelo Veduca. No Coursera, por exemplo, uma das plataformas norte-americanas mais populares, apenas 1% dos mais de 500 cursos disponíveis possuem tradução para o idioma brasileiro, alguns deles traduzidos pela Fundação Lemann. Tal limitação, acaba impedindo o acesso de mais usuários do país a esse novo mundo de conhecimento representado pelos Moocs.

Mas se o inglês é uma barreira, o espanhol pode ser uma boa opção para os brasileiros que se sentem mais à vontade com a língua devido à sua proximidade com o português. Nesse caso uma boa opção pode ser se aventurar pela plataforma iberoamericana Miríada X. Há menos de um ano no ar – o portal foi lançado no início de janeiro – , a Miríada X é considerado o maior portal de Moocs da Espanha e da América Latina. São mais de 90 cursos ofertados por cerca de 30 instituições. Fazem parte do portal as universidades Carlos III, a Complutense e a Rei Juan Carlos, todas de Madri, e também as universidades de Salamanca, Zaragoza e a Pompeu Fraga, de Barcelona. Além dessas renomadas instituições representativas da Espanha, a Miríada ainda conta com cursos produzidos por instituições de ensino superior de países latino-americanos como Argentina, Colômbia, Peru, Porto Rico e República Dominicana.

crédito javierafael / Fotolia.com

 

E pelo idioma castelhano ser de mais fácil compreensão para o público brasileiro o portal produzido pela rede Universia e pela Telefónica Learning Services ainda conta com parte do menus da plataforma traduzidos para o português, o que facilita o cadastramento do usuário e a busca pelos cursos. Assim, com a divisão de seções mais clara, o participante não encontrará dificuldades em fazer o seu cadastro que dura menos de cinco minutos. Feito isso, basta aguardar o recebimento da senha de acesso pelo e-mail cadastrado e usufruir dos cursos do catálogo da Miríada X.

No portal existem Moocs de várias áreas de conhecimento, que vão da astronomia à sociologia, passando por economia e pedagogia. Para os interessados em educação, o Porvir selecionou alguns Moocs que contam com materiais instrucionais e videoaulas que podem ser acessadas a qualquer momento, sempre de forma gratuita. Confira:

Aplicação das redes sociais no ensino: Comunidades Virtuais
Recém iniciado, o treinamento que começou no dia 11 de novembro ainda está recebendo inscrições de novos participantes. Com duração de cinco semanas, ou cerca de 20 horas de estudos aproximadamente, o Mooc ainda vai disponibilizar um certificado de participação aos usuários que concluírem 75% do curso. Para quem fechar 100% das atividades ainda pode requerer um diploma de finalização, expedido pela Universidade Politécnica de Madri que produziu o curso. Este certificado de conclusão, no entanto, é pago, diferentemente do documento de participação, que é gratuito. Entre os assuntos a serem abordados no treinamento estão: o uso do twitter, Facebook e das comunidades virtuais no processos de ensino e aprendizagem. 

Assista ao vídeo de apresentação, em espanhol, do curso:

 

Tecnologias educativas
Oferecido pela Universidade Politécnica de Valência, o curso possui cinco módulos. Recursos tecnológicos voltados à educação e ferramentas de criação de apresentações virtuais são alguns dos assuntos abordados no treinamento. O Mooc possui uma duração estimada em 44 horas. Mesmo já tendo sido concluído, o material do curso pode ser acessado por qualquer participante.

Educação digital do futuro
Com duração prevista de 27 horas de estudos, esse Mooc produzido por professores da Universidade Carlos III de Madrid oferece uma série de materiais e vídeos sobre aprendizagem móvel e recursos de interatividade voltados à educação.

Inovação educativa aplicada
Produzido por professores da Universidade Politécnica de Madrid, o curso iniciará em breve. Mesmo não tendo uma data exata de início, o usuário já pode fazer a sua inscrição no treinamento. Com uma duração média de cinco semanas, ou 30 horas, aproximadamente, o Mooc ainda vai conceder um certificado de participação gratuito para aqueles participantes que concluírem 75% das atividades propostas pelo curso. As bases conceituais da inovação educativa, seus indicadores e impactos são alguns dos assuntos a serem levantados no Mooc.

Estratégias metodológicas para o docente e-learning
Ofertado pela Universidade de San Martin de Porres, do Peru, o curso iniciará em breve. No entanto, o usuário já pode conferir o teor dos módulos do Mooc. Eles vão de explicação sobre o que é o e-learning até orientações sobre a criação de páginas web educativas, uso das redes sociais e apresentação de alguns recursos digitais de aprendizagem que podem ser utilizados em atividades pedagógicas.


TAGS

coursera, educação online, mooc

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x