Moocs ganham publicação especializada - PORVIR
Crédito ra2 studio / Fotolia.com

Inovações em Educação

Moocs ganham publicação especializada

Site analisa as informações mais recentes e discute os principais temas relacionados aos cursos on-line

por Redação ilustração relógio 21 de fevereiro de 2014

Quem nunca fez (ou pelo menos começou) um Mooc  levante a mão. Os cursos abertos, online para grandes públicos e de conteúdo de nível superior estão se tornando tão comuns que cada vez menos gente vai ficar de mão abaixada a essa pergunta. Tanta gente tem se interessado em complementar sua educação desse jeito – só nas três maiores plataformas são mais de 8 milhões de usuários – que alguns empreendedores lançaram o blog Moocs.com, especializado em notícias, dicas e discussões que emergiram desse novo universo. Todo o site é em inglês, assim como a maior parte dos Moocs.

O site traz posts que falam sobre lançamentos e grandes movimentos da indústria dos Moocs, como a nova plataforma da Pearson, a Acclaim, que permite que as organizações reconheçam e validem on-line as realizações profissionais e os resultados da aprendizagem de uma pessoa. Ou ainda as recentes parcerias do NovoEd, que agora conta com mais 16 instituições, como Princeton e a Universidade da Pensilvânia. Também entram na pauta discussões bem específicas, como as tentativas de Harvard de tornar esses cursos mais interativos e, com isso, diminuir a sensação de isolamento dos alunos, um dos mais graves problemas do aprendizado on-line.

O blog foi iniciativa é de David Blake, empreendedor da área de educação, que, como usuário dos cursos on-line, percebeu que havia muito o que se discutir sobre os cursos. Blake entende que os Moocs são uma oportunidade cada vez mais real de as pessoas continuarem a aprender ao longo da vida. “Os Moocs mudaram o tom da conversa. As universidades estão começando a entender que os estudantes e suas necessidades estão mudando. As instituições estão se fazendo perguntas muito difíceis sobre seu próprio futuro”, disse em entrevista para o Porvir.

Além dos posts quase diários, o site também produz infográficos que  organizam dados e fazem panoramas sobre a realidade dos Moocs, como este:

crédito @alexcusack

TAGS

educação online, empreendedorismo, mooc, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

5 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
5
0
É a sua vez de comentar!x