Bem-vindo (a) ao site do Porvir

Aqui, mapeamos, difundimos e promovemos a troca de práticas educacionais inovadoras

Boas inspirações!

Inovações em Educação

‘O segredo está no tom da aula’, diz Salman Khan

Em visita a SP, educador que chega a milhões de alunos diz que a diferença da sua aula está em aceitar o erro; confira infográfico

por Patrícia Gomes 17 de janeiro de 2013

“É que meu pai é professor”, respondeu o pequeno Imran, no inglês tímido de uma criança de quatro anos, quando perguntado por que tanta gente queria falar com o pai dele. Enquanto isso, no ambiente ao lado, Salman Khan, ou apenas Sal, atendia as últimas pessoas de uma legião de interessados em conhecê-lo, saber suas ideias e opiniões sobre educação, após evento promovido pela Fundação Lemann, em São Paulo. No dia anterior, o educador que ensina 6 milhões de alunos por mês encontrou-se com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro da Educação Aloisio Mercadante. Nesta quinta-feira (17), contou como tem feito suas aulas chegarem a todos os países de mundo. O segredo do sucesso? O tom das aulas, simplifica ele.

Salman Khan lembra que, no início de sua empreitada, ele gravava suas aulas endereçando-as para parentes que viviam em Nova Orleans e precisavam de ajuda em matemática. Mas ele reconhece que, até aí, não tinha nada de inovador. “Não fui a primeira pessoa que postou videoaulas no YouTube”, diz ele. “O que eu acho que me fez ficar popular foi o fato de eu estar falando para os meus primos, pessoas com quem eu me importava. Eu era muito direto, falava o que vinha na minha cabeça”, revela o educador.

Não tendo um script prévio, nem nenhum tipo de amarra formal, suas explicações ficaram leves e interessantes, acredita. “As pessoas têm medo de cometer erros, seguem scripts. Quando eu erro, eu rio. Com isso, os alunos podiam ver que matemática não é acertar da primeira vez. O tom que eu uso nos vídeos é o tom que eu to usando agora, de conversa. N-ã-o f-a-l-o c-o-m-o s-e o-s a-l-u-n-o-s n-ã-o f-ô-s-s-e-m i-n-t-e-l-i-g-e-n-t-e-s”, brinca Khan, falando lentamente.

À audiência de São Paulo, Khan apresentou as ferramentas da Khan Academy e algumas de suas visões sobre as mudanças necessárias aos sistemas de ensino. O Porvir traz um infográfico que resume as principais informações sobre a plataforma do americano e guarda para amanhã, última matéria da Semana Khan, os frutos da vinda do professor ao Brasil, ações concretas que podem impactar um futuro próximo, além de algumas de suas perspectivas para o futuro. Confira!

por Regiany Silva / Porvir

TAGS

dispositivos móveis, educação online, khan academy, tecnologia, videoaulas

  • Muito bom o infográfico!!!

    Tive acesso às idéias de Khan na revista PEGN há poucos anos, achei sensacional, o que me motivou a criar um perfil sobre geografia no twitter e receber indicações do Guia do Estudante e revista Capricho uns anos depois.

    Ainda estamos muitos presos à forma tradicional de ensinar e aprender e esquecemos que o mundo muda, é dinâmico e a tecnologia pode ajudar e muito nos processos de ensino aprendizagem!

    Parabéns à Porvir pela cobertura do evento! :)

  • Pingback: ‘O segredo está no tom da aula’, diz Salman Khan | Envolverde()

  • Melissa

    Já que estamos num artigo sobre educação, o correto é presidentE Dilma, não presidenTA.

  • Pingback: Khan Academy vai chegar a mais brasileiros | PORVIR()

  • Pingback: O professor com milhões de alunos | Educ.Ação()

  • Flávio Barcelos Farias de Oliveira

    Sem duvidas um método excepcional!!! Certa vez tive com professor um senhor chamado Davi. Foi o melhor professor que tive. Seu método de ensino era no inicio de cada bimestre colocar 30 perguntas no quadro negro que resumiam toda a história que iriamos aprender. Depois ele falava naturalmente andando pela sala nos contando toda a história com suas próprias palavras e muitas vezes sendo engraçado. Lembro que seu conteúdo se encontra até hoje em minha mente, e na de meus colegas que ainda mantenho contato. Realmente temos que aprimorar nossos métodos de ensino no Brasil e no mundo, formando uma geração de jovens adultos mais pró-ativos, inteligentes e conscientes!

  • Pingback: Forbes destaca 30 empreendedores da área de educação abaixo dos 30 anos | PORVIR()

  • Pingback: ‘O segredo está no tom da aula&rsq...()