Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção termina com 135 mil respostas - PORVIR
Porvir

Blog

Pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção termina com 135 mil respostas

Jovens de todas as regiões do país responderam à escuta que busca saber o qual é a escola dos sonhos dos estudantes

por Redação ilustração relógio 1 de agosto de 2016

Após três meses, foi oficialmente encerrado hoje (1/8) o questionário online da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, iniciativa do Porvir e da Rede Conhecimento Social, que teve o objetivo de ouvir o que os  jovens pensam sobre a escola e como gostariam que ela fosse. Com adesão superior às expectativas dos organizadores, a consulta foi respondida por cerca de 135 mil estudantes de 13 a 21 anos de todas as regiões do país.

A pesquisa foi construída com a metodologia PerguntAção, desenvolvida pela equipe da Rede Conhecimento Social, que tem um caráter de mobilização e envolve o público pesquisado em todas as etapas do processo. O próximo passo da metodologia é a realização de duas oficinas de análise dos resultados, que vão acontecer dentro da programação da Virada Educação, nos dias 18 e 19 de agosto, em São Paulo. A primeira oficina vai reunir  especialistas em pesquisas que formam o conselho orientador da Nossa Escola em (Re)Construção com estudantes que ajudaram a construir o questionário. No segundo momento, todo o público participante da Virada poderá comparecer à oficina de análise. O objetivo é aprofundar a leitura dos dados quantitativos e humanizar as conclusões.

Os resultados gerais da pesquisa serão divulgados publicamente na primeira quinzena de setembro. Depois disso, serão enviados os relatórios segmentados para redes, escolas e instituições que estimularam os seus estudantes a responderem à consulta, como as redes estaduais de educação de São Paulo e Goiás, o Centro Paula Souza, a Escola Sebrae de Belo Horizonte e o Sinepe/RS (Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul). AppProva, Bett Brasil Educar, Catraca Livre, ClassApp e Geekie também foram parceiros de divulgação da pesquisa.

“O grande número de repostas da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção mostra que os jovens querem ser cada vez mais protagonistas do seu próprio aprendizado e de transformações no sistema de ensino. Esperamos que essa consulta seja o primeiro passo de um processo contínuo de escuta dos jovens”, avalia Tatiana Klix, editora do Porvir.


TAGS

pesquisas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x