Plataforma online capacita jovens para empreender - PORVIR
ra2 studio/Fotolia.com

Inovações em Educação

Plataforma online capacita jovens para empreender

Meu Sucesso baseia o conteúdo das aulas em estudos de caso de empresários de sucesso para inspirar novos negócios

por Fernanda Kalena ilustração relógio 4 de fevereiro de 2015

“Não estou acostumado a falar para um público tão descolado”, brincou o empresário Flávio Augusto da Silva no início de sua palestra realizada hoje, durante a 8a edição da Campus Party Brasil. Na plateia, majoritariamente composta por jovens, a expectativa era ouvir as dicas de um dos empresários brasileiros mais bem sucedidos.

Flávio fundou em 1995 a rede de escolas de inglês para adultos WiseUp (vendida ano passado para o grupo Abril Educação) e desde então não parou de empreender: seus negócios passam por um time de futebol nos Estados Unidos e um blog, chamado Geração de Valor, que mantém para compartilhar inspirações e dialogar com jovens que desejam se tornar empreendedores.

Ano passado, ele lançou o seu mais novo projeto, uma plataforma de cursos online focada em estudos de caso de empreendedores de sucesso. Com o nome de Meu Sucesso, em seis meses, já conta com mais de 35 mil alunos, que segundo Flávio estão sendo capacitados para o empreendedorismo. “Através de histórias de sucesso, queremos inspirar outras e mostrar para as pessoas que é possível, que elas podem criar seu próprio negócio”, completou.

O conteúdo é estruturado a partir destes estudos de caso, assim, professores e especialistas do mercado realizam videoaulas que abordam os principais temas de cada história. São aulas mais técnicas, que explicam as estratégias e posicionamentos usados. A plataforma também realiza aulas ao vivo, disponibiliza entrevistas com empreendedores e possui um canal para que o aluno tire dúvidas. O investimento mensal para ter acesso a todo o conteúdo é de R$ 65.

Comportamento empreendedor
Flávio argumenta que uma consequência negativa do sistema de ensino brasileiro não incutir nos jovens o pensamento empreendedor é a dificuldade de desenvolver posteriormente um comportamento empreendedor. E foi este o tema de sua palestra durante na Campus Party Brasil. “Para criar um novo negócio de sucesso é preciso ter visão, coragem e competência. Isso é o básico e não pode faltar na vida de quem quer empreender”, ressaltou.

Segundo ele, ter uma visão e uma ideia inovadora é o primeiro passo para o surgimento de um negócio promissor, mas para conectar pensamentos sobre coisas que os outros ainda não fizeram é preciso estar atento as novidades e se manter bem informado. “Para enxergar antecipadamente uma tendência é preciso estiver conectado e ser proativo na busca por coisas novas. É preciso um olhar diferenciado para cada situação”.

Mas o que fazer para que essa visão deixe de ser apenas uma ideia e se concretize? Segundo o empresário, a resposta é simples: coragem. “A falta de coragem vem antes do que a falta de capital”, brincou ao dizer que muitas vezes as pessoas usam o argumento de não terem investimento como desculpa pela falta de coragem em levar a ideia para frente. “Sem coragem a ideia fica no papel. É ela que impulsiona a busca por meios de fazer acontecer”.

Mas não é só de coragem que um negócio se sustenta, é preciso concretizá-lo. “A competência em estruturar o modelo de negócio, lidar com investidores, fazer a gestão é fundamental. A competência pode ser inclusive demonstrada na escolha das pessoas certas para estarem ao seu lado, seja um sócio, um parceiro ou mesmo um investidor”, argumentou. Para ele, um empreendedor não precisa trabalhar em sua área de qualificação, mas ter uma visão inovadora e parceiros adequados.


TAGS

campus party, empreendedorismo, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

8 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
8
0
É a sua vez de comentar!x