Compartilhe o que você sabe com seus seguidores - PORVIR

Inovações em Educação

Compartilhe o que você sabe com seus seguidores

Nova rede social, Learnist estimula usuário a fazer passo a passo de conteúdos on-line para ensinar temas diversos

por Mariana Fonseca ilustração relógio 5 de junho de 2012

Se você ainda não chegou ao Pinterest (mais uma rede social que cresceu rapidamente do início do ano para cá, principalmente entre as mulheres, e que é focada no compartilhamento de imagens) talvez você se surpreenda com o formato com que são exibidos os conteúdos no Learnist.

Com um layout bem parecido com o Pinterest, o Learnist é uma nova rede social lançada para ajudar a compartilhar o que você sabe. De acordo com os criadores, a expectativa é que ela funcione como uma rede para troca de conhecimento, onde os usuários fazem uma curadoria de recursos – imagens, textos, livros, vídeos – que possam ajudar seus seguidores a aprender algo.

Quem cria um perfil pode montar o que o Learnist chama de Quadro de Aprendizagem (ou Learn Board, em inglês). Esses quadros mostram um passo a passo a ser seguido para se aprender um determinado conteúdo. Vale qualquer tema, de história da arte até ensinar seu hobby. O importante é que os materiais sejam organizados em uma sequência lógica de etapas que facilitem o aprendizado. As pessoas que completam todos os passos referentes a um mesmo assunto vão marcando os conhecimentos adquiridos.

crédito jose71/ Fotolia.com

Um usuário, por exemplo, resolveu compartilhar o que sabia sobre realidade virtual e aumentada em 17 passos – todos numerados pelo sistema, para facilitar a navegação. Começou, no passo 1, com um link para um vídeo do TED que explica o assunto. Depois, mostrou que a realidade virtual está presente na vida cotidiana, como no uso de aplicativos. Na sequência, citou exemplos de como a Nasa, o Google e a Lego utilizam o conceito.

Segundo apontam os criadores do Learnist, a grande vantagem da rede é organizar conteúdos qualificados. “Quase tudo que você gostaria de aprender está disponível na web. O problema não é ter acesso à informação, mas sim fazer com que tudo isso tenha sentido.” A rede aposta nos curadores, cada vez mais necessários numa época em que “há excesso de conteúdo e falta de tempo para consumi-lo”.

O Learnist representa mais uma plataforma lançada no sentido de compartilhar conhecimento. No mês passado, a Microsoft lançou a So.cl, também voltada para organizar assuntos de maneira temática e facilitar a vida de estudantes.

O sucesso do Grockit

O Learnist é mais uma criação do Grockit, especializada no mercado de plataformas e serviços de aprendizagem. A empresa ficou famosa por desenvolver o site homônimo que ajuda os estudantes a se preparem para provas como SAT, ACT, Gmat, entre outros. O SAT, por exemplo, seria algo próximo ao Enem (já falamos por aqui do Manda Bem no Enem, plataforma especializada no exame). Já o Gmat é um exame seletivo para pós-graduação na área de exatas.

O grupo se denomina uma empresa de social learning ou aprendizado social e, segundo eles, esse deveria ser um formato dominante de ensino-aprendizagem no mundo todo

Na plataforma, a Academia Grockit funciona como uma rede social onde é possível assistir aulas, estudar em grupo, fazer e responder perguntas na rede, realizar exercícios e testes customizados para as necessidade específicas do estudante. Tudo isso gratuitamente. Para quem está disposto a pagar a assinatura, que inicia com US$ 29 por mês, ainda ficam disponíveis acesso ilimitado a todos os conteúdos da plataforma, videoaulas com os criadores do site e até uma ferramenta personalizada que acompanha e avalia o progresso de cada estudante.

Essas avaliações individuais, que apontam com precisão o conteúdo que o aluno não aprendeu, são uma tendência entre as plataformas de educação mais modernas e se baseiam nos TAC (testes adaptativos computadorizados), como já apresentamos por aqui.

A dinâmica do site também inclui estratégias de games, como medalhas e títulos que os estudantes recebem de acordo com o seu desempenho e que podem ser compartilhadas nas redes sociais.

O Grockit diz ter ajudado mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo a se preparar para esses exames. O grupo se denomina uma empresa de social learning ou aprendizado social e, segundo eles, esse deveria ser um formato dominante de ensino-aprendizagem no mundo todo. “Essa é uma grande ideia. E nós estamos prontos para provar isso.”


TAGS

empreendedorismo, personalização, redes sociais

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x