Kaospilot oferece curso para professores no Brasil - PORVIR
Crédito: Mirko Raatz / Fotolia.com

Inovações em Educação

Kaospilot oferece curso para professores no Brasil

Em parceria com a Perestroika, escola dinamarquesa oferece formação para educadores em ensino e aprendizagem experencial

por Maria Victória Oliveira ilustração relógio 30 de junho de 2015

A Kaospilot, renomada escola dinamarquesa de empreendedorismo, criatividade e inovação social, vai trazer ao Brasil, pela primeira vez, a Masterclass ED REBOOT – Arte e Métodos para facilitar Espaços de Aprendizagem. Na formação, os participantes conhecerão metodologias testadas pela Kaospilot para formar líderes e empreendedores criativos desde 1991.

Conheça a Kaospilot: Procuram-se mentes jovens para transformar o mundo

Trata-se de um curso de três dias, destinado a professores e educadores dispostos e motivados a explorar novos modelos de educação e aprendizagem. Entretanto, empreendedores da área de educação que queiram formar agentes de mudança, designers de novos programas que busquem trabalhar a educação sob outro olhar e facilitadores de processos também podem participar.

As aulas, que acontecerão na sede da escola Perestroika, na Vila Madalena, em São Paulo, buscam expor aos participantes a pedagogia baseada em oportunidades e o modelo de competências da Kaospilot. Os quatro pilares da instituição, segundo os quais são feitas as abordagens educacionais são: experimento (a escola busca atuar como um local onde os ensinamentos sejam experimentais, como um laboratório de pesquisa), exploração (os estudantes são encorajados a encontrar seus próprios interesses), experiência (os participantes devem praticar sobre o que aprenderam) e empreendedorismo (a escola acredita que uma abordagem empreendedora empodera os alunos a desenvolverem a imaginação e iniciativa).

Com objetivo principal de incentivar novas formas de ensinar, as aulas ressaltarão a importância de novos espaços de aprendizagem e como esses podem potencializar a educação transformadora. Com isso, espera-se que os participantes tenham maior conhecimento, ao final dos três dias, de pedagogia em grupo, de métodos de formação de equipe para estabelecer ambientes de aprendizado, do uso de novas técnicas na geração de ideias (brainstorming), além de aprenderem a importância do diálogo em assuntos que envolvam não só a educação do indivíduo, mas sua vida pessoal e planejamento.

Quem esteve na Dinamarca: Um brasileiro na Kaospilot…

As aulas do curso serão divididas em oito partes. Todos os dias, os encontros começarão com reuniões da turma toda. No primeiro dia, por exemplo, esse tempo será dedicado a elaboração da estratégia e abordagem do aprendizado. Já a parte 4 do curso, que acontecerá durante o segundo dia, será dedicada a elaborar uma vertente de educação transformadora e sua estratégia de aprendizado.

Simon Kavanagh, diretor de estudos da Kaospilot, defende que a educação deveria oferecer um espaço seguro para o estudante aprender, crescer, falhar, arriscar, ser desafiado, rir, chorar, desenvolver a si mesmo. Por esse e outros fatores, o programa não trabalha com a figura do professor, e sim do facilitador. A ideia é que essa pessoa, no caso Kasper Arentoft, também esteja ali, juntamente aos alunos, para aprender, valorizando uma relação horizontal. Arentoft trabalha como gestor de equipe na empresa e é responsável pelo programa educacional. Além disso, atua como empreendedor e possui extensa experiência em desenvolvimento internacional dentro do setor privado e em educação.

O curso dura três dias e custa R$ 2000 por participante. Esse valor inclui coffee-breaks e almoço. Os interessados podem se inscrever nas turmas A (dias 22, 23 e 24 de outubro) ou B (dias 26, 27 e 28 de outubro) através de contato com Simon Kavanagh, pelo email simonk@kaospilot.dk. As aulas, que serão ministradas em inglês, vão das 9h às 17h, terão até 25 pessoas por sala.

Sobre a Kaospilot

Com a intenção de fornecer um espaço onde a criatividade e o potencial de cada um pudesse aflorar, a escola surgiu em 1991. Foi uma forma de resposta a necessidade de um novo tipo de educação, que ajudasse jovens a navegar pelo cenário em mutação do século 20. Hoje, o olhar mais amplo da Kaospilot abrange questões como empreendedorismo e liderança, mesclando com conceitos de desing.


TAGS

educação mão na massa, escolas inovadoras, kaospilot

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

3 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
3
0
É a sua vez de comentar!x