Ferramenta permite a criação de slides interativos - PORVIR
Crédito: THPStock / Fotolia.com

Como Inovar

Ferramenta permite a criação de slides interativos

Novo plugin do PowerPoint possibilita que educadores adicionem voz, vídeos e fotos para deixar apresentações mais dinâmicas

por Fernanda Kalena ilustração relógio 10 de abril de 2015

Toda ajuda é bem-vinda quando se trata de aumentar o engajamento dos alunos durante a aula. Dentre as ferramentas disponíveis para o educador, apresentações em slides são ainda bastante utilizadas. Pensando em ampliar as possibilidades desse recurso e estimular seu uso para o ensino híbrido e para inverter a sala de aula, a Microsoft lançou recentemente o Office Mix (clique aqui para baixar), um plugin (pequeno programa) que, adicionado ao PowerPoint, permite a interação com o conteúdo exibido, seja com voz, vídeos, fotos ou quizzes.

O professor pode, ao montar apresentação, gravar sua voz para guiar a aula, ou mesmo gravar um vídeo seu, além de colocar vídeos da internet e desenhar ou escrever nos slides ou por cima de imagens, como fotos ou mapas. Também é possível criar quizzes que estimulam a atenção dos estudantes ao longo da aula.

Segundo Adriana Pettengill, gerente de programas educacionais da empresa, ferramentas como essa contribuem para melhorar o processo de ensino e aprendizagem, pois o professor pode usar o recurso tanto na sala de aula, quanto em ambientes virtuais. “O Office Mix permite realizar um trabalho interessante e interativo de sala de aula invertida. Assim, os alunos têm acesso ao conteúdo antes da aula e usam esse tempo para aprofundar debates e tirar dúvidas”, ressalta.

Leia também: Por que os alunos não aprendem com seus slides

Ao adicionar perguntas e respostas à apresentação tradicional, o professor tem acesso a um relatório individual do aprendizado de cada aluno e, entre outras funcionalidades, descobre quanto tempo foi gasto em cada slide e se o estudante assistiu a aula até o final. “O educador consegue com o Analytics ter uma visão geral de quem entendeu e quem tem dúvidas, assim sabe quais temas precisa aprofundar mais”, explica a gerente.

“Com atividades interativas, e não estáticas, o engajamento dos alunos é maior, eles se apropriam do conteúdo e fica mais fácil assimilar o que está sendo estudado”

Outro ponto que Pettengill destaca é a praticidade que isso agrega à rotina dos educadores, que podem usar a mesma aula ou apresentação em diferentes turmas e também retomar conteúdos. “Com atividades interativas, e não estáticas, o engajamento dos alunos é maior, eles se apropriam do conteúdo e fica mais fácil assimilar o que está sendo estudado”.

Os estudantes podem assistir a aula a partir de qualquer tipo de dispositivo e ela também pode ser exibida em classe, o que tira a necessidade do professor gravar sua voz ou vídeo. O plugin é gratuito.

Veja o vídeo, em inglês, de uma aula sobre pobreza que o Bill Gates preparou com o Office Mix: https://mix.office.com/watch/1otxpj7hz6kbx.


TAGS

tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

6 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
6
0
É a sua vez de comentar!x