FGV premia experiências educativas de direito - PORVIR
Crédito: FikMik / Fotolia.com

Inovações em Educação

FGV premia experiências educativas de direito

Prêmio Esdras visa recompensar professores que colocam alunos como protagonistas

por Redação ilustração relógio 24 de fevereiro de 2015

Até o dia 13 de março, professores de direito poderão se inscrever no Prêmio Esdras, que dará aos vencedores uma viagem à 2ª Conferência Acadêmica da Law Schools Global League (LSGL), na África do Sul. Além disso, os escolhidos ganharão uma placa honrosa, e farão parte do Banco de Materiais de Ensino Jurídico Participativo. Para isso, devem comprovar práticas educacionais com metodologias participativas na área do direito, ou seja, quaisquer atividades que coloquem o estudante como o próprio agente de aprendizagem durante as aulas, a exemplo de simulações e jogos. Com essa postura mais “protagonista”, os alunos apuram características benéficas ao mercado de trabalho, como a prática de solucionar problemas e a capacidade de raciocínio.

Há duas categorias: uma interna, que privilegia os profissionais da própria Fundação Getúlio Vargas, e uma externa, que contempla educadores de outras instituições. As inscrições de graduação e pós-graduação podem ser individuais ou coletivas, e uma mesma pessoa pode concorrer com mais de um trabalho. Fotos, vídeos e outros materiais que ilustrem a aplicação das experiências podem ser anexados. As experiências inscritas passarão por uma avaliação de mesa composta por profissionais da UNB, USP e FGV, sendo julgados em aspectos como o protagonismo alcançado pelos estudantes, o diálogo com o contexto social, e o potencial de expansão.

Segundo o regulamento do concurso, os objetivos são dar visibilidade a esse tipo de iniciativa, incentivar novas buscas por outros caminhos de ensino, e aumentar a qualificação dos cursos de direito país afora. Quem quiser saber mais e se inscrever, pode entrar no site do concurso.


TAGS

aprendizagem baseada em problemas, jogos, prêmios

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x