Um homem, um computador, 10 milhões de alunos: como Khan Academy está reinventando a educação - PORVIR

Saiu na Mídia

Um homem, um computador, 10 milhões de alunos: como Khan Academy está reinventando a educação

por Redação ilustração relógio 3 de dezembro de 2012

A sede da maior escola do mundo, com 10 milhões de alunos, fica num prédio da década de 1960 em Mountain View, na Califórnia. Apesar do pouco espaço e da circustância um tanto quanto deselegante, não falta otimismo entre os estudantes da Khan Academy, que tem apenas 37 funcionários, a maioria desenvolvedores de software com passagens por empresas como o Google e o Facebook.

A Khan Academy é uma empresa sem fins lucrativos que possui 3.400 vídeos instrutivos, juntamente com questionários interativos e ferramentas para os professores traçarem o progresso do aluno. “Eu poderia ter começado com fins lucrativos, existem muitas empresas com capital de risco que têm um bom espírito – Google, por exemplo”, diz Khan. “Talvez eu pudesse alcançar um bilhão de pessoas, que já é de alto impacto, mas o que acontece em 50 anos?” É uma pergunta justa, com uma resposta cada vez mais certa: o próximo meio século de inovação em educação está sendo moldado agora. Depois de décadas de queixas sobre “reforma”, com mais e mais dinheiro gasto em resultados declinantes, a tecnologia está finalmente pronta para modificar o modo como as pessoas aprendem. E isso cria imensas oportunidades parato todos: empresários e agitadores que buscam lucro e para aqueles sem fins lucrativos, como Khan.

Mas qual o tamanho dessa oportunidade? De acordo com um relatório do Conselho Presidencial de Assessores Econômicos, os gastos globais com a educação chegam a 3.9 trilhões de dólares, isso equivale a 5,6% do PIB de todo o planeta. Os Estados Unidos, por exemplo, gastam aproximadamente 1.3 trilhões por ano. Entretanto, cerca de um quinto dos americanos de 15 anos de idade não têm competência básica em ciências.

São esses dados que motivam Khan. A plataforma abrange uma grande variedade de temas relacionados desde a aritmética básica e álgebra, até a Revolução Francesa. Os vídeos são apresentados em uma lousa branca digital que, no decorrer de uma aula de 10 minutos narrados por Khan (que nunca aparece), é gradualmente preenchido “rabiscos” que ilustram os conceitos mais importantes.

Ao longo dos últimos dois anos, os vídeos da Khan Academy tiveram mais de 200 milhões de acessos. O site é usado por 6 milhões de estudantes únicos por mês (cerca de 45 milhões no total ao longo dos últimos 12 meses), que, coletivamente, resolvem mais de 750 milhões de problemas. Voluntários já traduziram vídeos para mais de 24 línguas diferentes.

da Forbes


TAGS

carreira, empreendedorismo, tecnologia, videoaulas

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

2 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
2
0
É a sua vez de comentar!x