Porvir organizará painel no SXSWEdu 2017 - PORVIR
DannyMatson/Sxswedu.com

Blog

Porvir organizará painel no SXSWEdu 2017

Seção sobre como engajar estudantes na criação e implementação de inovações educacionais foi selecionada para compor programação de evento em Austin, nos EUA

por Redação ilustração relógio 19 de outubro de 2016

Boa notícia para quem acredita na importância do papel dos alunos na transformação da educação. O Porvir/Inspirare vai levar essa discussão ao SXSWEdu 2017, um dos maiores eventos sobre inovação em educação do mundo. O encontro entre alunos, professores, empreendedores, gestores e demais atores do setor educacional de todo o mundo acontece entre os dias 6 e 9 de março, em Austin, nos Estados Unidos.

O Porvir foi selecionado para organizar um painel no evento, chamado Students as Education Innovators (Estudantes como Inovadores da Educação), através da ferramenta PanelPicker, que permite e incentiva que a comunidade do SXSWEdu participe da elaboração da programação submetendo propostas ao voto popular. Neste ano,  quase 40 mil votos avaliaram cerca de 1300 seções inscritas para compor a edição de 2017.

A ideia do SXSWEdu é reunir profissionais criativos e incentivar que essa paixão pelo futuro de educar e aprender seja compartilhada. Para que isso aconteça, o evento divide sua programação em apresentações (os chamados Keynotes, designados para inspirar, iluminar e informar), workshops,  fóruns, reuniões, exibições de filmes, entre outros.

A proposta do Porvir é construir, durante o painel, estratégias para engajar estudantes na co-criação e implementação de inovações educacionais. Para isso, será apresentada a pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, que ouviu mais de 135 mil jovens de diversos estados do país para entender como gostariam que a escola fosse e como gostam de aprender. A discussão contará com a presença de Mailson Cruz de Aguiar, estudante de 19 anos que participou da construção do questionário da consulta e da análise dos resultados. A inovadora social Bruna Waitman, do Media Education Lab (MEL), vai levar para o debate a experiência na construção e aplicação de uma metodologia de escuta e co-criação em São Miguel dos Campos, em Alagoas, e em uma escola ocupada em Goiânia, em Goiás, disponíveis na plataforma Faz Sentido. A mediação do debate será feita pela diretora do Inspirare, Anna Penido.

Assista ao vídeo da campanha (em inglês):


TAGS

autonomia, instituto inspirare, pesquisas, sxswedu

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x