Porvir leva debate sobre papel do aluno na transformação da escola para SXSWEdu - PORVIR
crédito Sunny studio / Fotolia.com

Blog

Porvir leva debate sobre papel do aluno na transformação da escola para SXSWEdu

Painel em evento em Austin, nos EUA, se propõe a construir estratégias para engajar estudantes na co-criação e implementação de inovações educacionais

por Redação ilustração relógio 3 de março de 2017

O Porvir/Inspirare vai desembarcar em Austin, nos Estados Unidos, neste sábado, dia 4, para participar do SXSWEdu 2017, um dos maiores eventos sobre inovação em educação do mundo. Na terça-feira, dia 7, às 20h (horário do Brasil, em Austin será 17h), o painel Students as Education Innovators (Estudantes como Inovadores da Educação), organizado pelo Porvir, vai debater o papel do aluno na transformação da educação.

A sessão, que terá uma hora de duração, será mediada pela diretora do Inspirare, Anna Penido. Durante a discussão, o estudante brasileiro Mailson Cruz de Aguiar, que participou da construção do questionário da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção e da análise de seus resultados, falará como ocorreu a experiência e apresentará suas conclusões. A inovadora social Bruna Waitman, do Media Education Lab (MEL), vai levar para o debate a experiência na construção e aplicação de uma metodologia de escuta e co-criação em São Miguel dos Campos, em Alagoas, e em uma escola ocupada em Goiânia, em Goiás, disponíveis na plataforma Faz Sentido.

Posteriormente, os participantes presentes serão convidados a compartilhar outras experiências que envolvem os alunos em mudanças na educação e a construir estratégias para engajar estudantes na co-criação e implementação de inovações educacionais.

Tatiana Klix, editora do Porvir, responsável pela organização do painel, também estará presente e relatará por meio de redes sociais e reportagens novidades e tendências apresentadas nesta e em outras palestras do SXSWEdu. A conferência, que reúne professores, empreendedores, gestores, alunos, especialistas e demais atores do setor educacional de todo o mundo acontece entre os dias 6 e 9 de março. A proposta do SXSWEdu é reunir profissionais criativos e incentivar que essa paixão pelo futuro de educar e aprender seja compartilhada. Para que isso aconteça, o evento divide sua programação em apresentações (os chamados Keynotes, designados para inspirar, iluminar e informar), workshops, fóruns, reuniões, exibições de filmes, entre outros.

O Porvir foi selecionado para organizar um painel no evento através da ferramenta PanelPicker, que permite e incentiva que a comunidade do SXSWEdu participe da elaboração da programação submetendo propostas ao voto popular. Neste ano, quase 40 mil votos avaliaram cerca de 1300 seções inscritas para compor a edição de 2017.


TAGS

autonomia, instituto inspirare, pesquisas, sxswedu

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x