Prêmio busca novos recursos tecnológicos para educação - PORVIR
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Inovações em Educação

Prêmio busca novos recursos tecnológicos para educação

Hipertexto dará oportunidade de exposição a trabalhos durante simpósio em Recife, em dezembro

por Redação ilustração relógio 19 de junho de 2015

A edição 2015 do Prêmio Hipertexto está com inscrições abertas. Além de destacar boas iniciativas que já estão em prática de uso de tecnologias no âmbito educacional, o projeto também estimula novas criações. O 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, da Universidade Federal de Pernambuco, apoiam o prêmio, que irá selecionar dez trabalhos para serem expostos no evento, dos quais três receberão premiação em dinheiro.

Segundo a curadora do prêmio, Karla Vidal, podem realizar a inscrição alunos e professores que tenham um projeto de recurso digital voltado para a educação. “A iniciativa é bem aberta, porque nós buscamos tanto projetos novos quanto os engavetados, parados por falta de espaço de exposição”, diz. Alunos de escolas técnicas federais, pesquisadores de PIBIC junior (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e alunos de graduação, além de educadores são o foco do prêmio.

Edições Anteriores

O Prêmio Hipertexto teve sua primeira edição em 2012, e o primeiro lugar foi do trabalho Lendas Estrangeiras: Além do Saci e do Curupira, no qual alunos do 1º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Edson Danillo Dotto, de São Bernardo do Campo (SP), ilustraram e montaram vídeos sobre lendas de fora do Brasil, que contaram com narração dos estudantes. Já na segunda edição, em 2013, o primeiro lugar foi da plataforma multimídia Xmile Learning. O segundo lugar foi do trabalho Frankie for Kids, que consiste em um aplicativo disponível para tablets, no qual a criança pode interagir com o livro Frankenstein.

Como é a premiação

Qualquer trabalho que use tecnologia na educação se encaixa na proposta, seja nas áreas literária, plástica, musical, fotográfica e cinematográfica. Os dez projetos mais bem avaliados serão expostos, além de conceder a seus representantes livre circulação pelo evento. Essa exposição acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, no Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais, em Recife.

Dividido nas categorias Aplicativo Educacional e Arte Digital Educativa, o encontro possibilitará o diálogo entre pesquisadores e professores para que formas mais eficazes de aprendizado possam ser adotadas em diferentes faixas etárias. “Um dos nossos objetivos é descobrir ferramentas que ajudem o professor a ensinar e os alunos a aprender”, comenta Karla.

O autor do melhor trabalho receberá, em cerimônia no dia 8 de dezembro, um prêmio de R$ 1000, além da hospedagem no Recife. O segundo e terceiro lugar também ganharão hospedagem e prêmio de R$ 600 e R$ 400, respectivamente.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de julho, através de um formulário no site do Simpósio Hipertexto, com a descrição do projeto e um link no qual a comissão avaliadora tenha acesso ao trabalho, além do pagamento de uma taxa de R$ 100. O resultado com os dez trabalhos mais bem pontuados será divulgado no dia 30 de outubro.


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aplicativos, dispositivos móveis, ensino superior, jogos, objetos digitais de aprendizagem, tecnologia

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