Prêmio Respostas Para o Amanhã chega com novidades para a edição 2017 - PORVIR
Crédito: dimj/Fotolia.com

Inovações em Educação

Prêmio Respostas Para o Amanhã chega com novidades para a edição 2017

Concurso promovido pela Samsung reconhece soluções criativas para problemas da comunidade

por Vinícius de Oliveira ilustração relógio 22 de junho de 2017

Após reconhecer como vencedores nas primeiras edições projetos como uso de eletrônica e materiais recicláveis para inclusão, o tratamento de água em zona rural e o cultivo de palmito para reflorestamento da Mata Atlântica, o Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung, tem inscrições abertas até 14 de agosto e traz novidades para 2017.

Aberto a alunos e professores das redes públicas municipais, estaduais ou federais de ensino médio, o Respostas para o Amanhã agora dá mais tempo o para a etapa de registro do desenvolvimento do projeto pelas equipes. Além disso, os vencedores regionais terão mais visibilidade e 25 vídeos devem concorrer na votação do júri popular. Para os cinco melhores projetos nacionais está prevista a entrega de um notebook para o professor e um tablet para cada aluno.

– Leia o regulamento completo do Prêmio Respostas para o Amanhã

Formações

A organização também oferece duas novas ações formativas. O curso aprender por projetos é oferecido para todos os interessados, e apresenta um panorama histórico do surgimento dessa metodologia até os dias atuais, suas vertentes, as situações em que sua aplicação é pertinente ou não, as questões curriculares envolvidas. Ao final, o professor recebe um roteiro que sistematiza os pontos fundamentais para o trabalho com projetos e as etapas do processo.

Para os vencedores das etapas regionais, será oferecida uma oficina de relato de prática, que vai orientar como pode ser feita a sistematização das práticas para reflexão e aprimoramento. Também será publicado um e-book com os relatos para subsidiar o trabalho de outros professores.

Premiação

Uma comissão julgadora, formada por especialistas em educação, selecionará os melhores trabalhos apresentados. Todos os classificados receberão um certificado de participação no prêmio. Os 25 projetos de destaque serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional da edição do prêmio. Para os cinco vencedores eleitos pelo público, um de cada região, será entregue um troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. Já os cinco vencedores nacionais, selecionados pela banca julgadora, receberão dois notebooks Samsung – um para o professor e outro para o diretor – e tablets da marca para cada aluno da sala, além de troféu de Vencedor Nacional e medalha.

– Conheça os projetos vencedores das edições anteriores

Histórico

O prêmio anual Solve for Tomorrow, que acontece em 17 países, foi traduzido como “Respostas para o Amanhã” no Brasil e “Soluciones para el Futuro” no restante da América Latina, tem como objetivo aumentar o interesse dos alunos sobre os temas aprendidos em sala de aula e inspirar a solução criativa de problemas da comunidade. Nas três primeiras edições o prêmio envolveu 3.257 projetos, 2.368 escolas, 4.464 professores e 64.423 estudantes de todo o país.

Conheça projetos vencedores que já apareceram no Porvir:

– Estudantes vão a campo e avaliam planta capaz de tratar água na zona rural

– Reciclagem de lixo eletrônico ganha prêmio Samsung


TAGS

aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem colaborativa, autonomia, ciências, competências para o século 21, dispositivos móveis, empreendedorismo, ensino médio, prêmios, programação, sustentabilidade, tecnologia, uso do território

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x