Professora que aproxima alunos de mangue é premiada - PORVIR

Como Inovar

Professora que aproxima alunos de mangue é premiada

Docente de Joinville (SC) é vencedora do prêmio Educadora do Ano 2014 pelo trabalho realizado com crianças no entorno da escola

por Redação ilustração relógio 21 de outubro de 2014

A professora de educação infantil Paula Aparecida Sestari foi eleita a professora do ano de 2014 durante a cerimônia de premiação da 17a edição do Prêmio Educador Nota 10, realizado pela Fundação Victor Civita em parceria com a Fundação Roberto Marinho, realizada na noite de ontem, em São Paulo.

Anualmente, o prêmio visa a promover iniciativas pedagógicas inovadoras de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais de escolas públicas e particulares. Nesta edição, foram mais de 3.500 inscritos.

Professora que aproxima alunos de mangue é premiadaDivulgação / Fundação Victor Civita

 

O projeto vencedor, chamado de “Baía da Babitonga: nosso berçário natural”, foi desenvolvido com crianças da CEI Odorico Fortunato, de Joinville, Santa Catarina. O entorno da escola é um manguezal e o objetivo da professora era aguçar o olhar das crianças para o ambiente, os animais que ali vivem e conscientiza-los sobre a importância de preservar a região.

O trabalho teve início com um passeio de escuna para os alunos conhecerem a Baía da Batitonga, onde o mar e o rio, que passa atrás da escola, se encontram. Também foram realizadas atividades de leitura e pesquisa, a criação de uma maquete e a construção de uma casa de madeira elevada, no pátio da escola, para que as crianças pudessem melhor observar e fiscalizar o mangue.

Durante o vídeo de apresentação do projeto, Sestari destacou a transformação da relação entre as crianças e o manguezal, que antes era um lugar visto como sujo, onde moradores da região depositavam lixo. “A profissão tem os seus desafios, que todo mundo já sabe. Mas, saber que você teve a oportunidade de abrir um horizonte, de fazer com que as crianças aprendam coisas diferentes porque você permitiu isso, com certeza são as nossas grandes gratificações”, disse a professora durante a premiação.

Veja o vídeo que retrata o projeto:

Outros nove educadores também foram premiados como Educador Nota 10. Entre eles a professora Ana Cláudia Santos, de Santo Antônio do Monte (MG), desenvolveu um trabalho de leitura de contos populares em verso e prosa com estudantes do 6o ano da EE Padre Paulo. Emanuel Alves Leite, levou a cultura circense para as salas de aula da EE Profª Maria Lourdes Bezerra, de Macau (RN). E Maria da Paz Melo, da EM Valéria Junqueira Paduan, de Santa Rita do Sapucaí (MG), que usou a arte moderna para aguçar a criatividade de seus alunos (leia aqui a reportagem sobre seu projeto).

Cada um deles recebeu um vale-presente de R$ 15 mil. Pelo segundo prêmio, de Educadora do Ano, Sestari e a escola na qual o projeto foi desenvolvido ganharam um vale-presente de R$ 5 mil cada um. Além do dinheiro, a professora também ganhou uma viagem para conhecer uma escola modelo na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e outra com acompanhante para qualquer lugar do Brasil.


TAGS

educação infantil

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

4 Comentários
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
4
0
É a sua vez de comentar!x