Professores revelam dificuldades de escolas em absorver imigrantes - PORVIR

Saiu na Mídia

Professores revelam dificuldades de escolas em absorver imigrantes

por Redação ilustração relógio 4 de outubro de 2016

Durante o seminário “Aspectos socioeducativos dos processos migratórios”, realizado pela Fundação Casa de Rio Barbosa, pesquisadores de universidades do Rio de Janeiro apontaram alguns motivos pelos quais as escolas e instituições de ensino superior têm dificuldades em receber estudantes refugiados.

Segundo o professor Luciano Aragão, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, as escolas brasileiras não estão preparadas para receber nem mesmo as pessoas do próprio país, que dirá refugidos. Segundo ele, a falta de infraestrutura e investimento tornam a preparação precária.

Segundo ele, é importante que a escola compreenda que as crianças vivem em vários mundos: o país de origem, o local onde está vivendo agora e a escola. Já a professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Bianca Pires, defende que é possível melhorar, mesmo com poucos recursos disponíveis nas escolas. Segundo ela, a acolhida não inclui só ajuda no idioma, mas também a preparação da turma para a chegada de um aluno de outro país.


Leia a matéria original em EBC

TAGS

diversidade

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x